Notícias

Roda de conversa debate o impacto da contrarreforma da Previdência nas mulheres



 Na próxima segunda-feira (13), por meio de uma ação conjunta da ADUNEB, do SINTEST e do DCE, acontece no Campus I da Uneb, a partir das 8h, uma atividade feminista para demarcar as discussões acerca do Dia Internacional da Mulher (8 de março).  

De acordo com a diretoria da ADUNEB, a atividade será para debater e ressaltar a importância da luta das mulheres contra a opressão machista, sobretudo, em relação à garantia de direitos trabalhistas e sociais. A programação consta de duas atividades. Das 8h às 10h, na entrada da universidade, acontece um café da manhã das mulheres. Depois, das 10h às 12h, no espaço coberto em frente à biblioteca, ocorrerá a Roda de Conversa Feminista “Mexeu com uma, mexeu com todas. Nenhum direito a menos”. A atividade debaterá os impactos da contrarreforma da Previdência ao gênero feminino. Na discussão, além de representantes dos três segmentos da comunidade acadêmica, também marcarão presença a presidente do ANDES-SN, Eblin Farage, e a 1ª vice-presidente da Regional Sul (PR), Adriana Dalagassa. A roda de conversa é aberta a todas e todos.  

A atividade na Uneb acontece logo após o vitorioso protesto internacional das mulheres que ocorreu em 8 de março. Denominado de 8M, protestos, passeatas e paralisações feministas aconteceram mundialmente. Em Salvador, a atividade foi considerada um sucesso, com a participação de mais de 1500 manifestantes. A ação mostrou o poder de organização e a força da união de vários coletivos feministas e organizações políticas, que atuam em defesa das mulheres e na questão de gênero. A ADUNEB também participou ativamente do 8M. Veja aqui as fotos no Facebook do sindicato.