Notícias

ADUNEB discute com Reitor “velhas pendências”




“Velhas pendências”

Além de apresentar a recém empossada diretoria da ADUNEB, a reunião teve como objetivo cobrar da reitoria um posicionamento sobre as “velhas pendências” ainda não resolvidas. A questão do adicional noturno, por exemplo, foi discutida com a Administração Central há mais de sete meses, tendo havido então, a Reitoria e a PROAD se comprometido em elaborar e divulgar um formulário padrão a ser preenchido pelos diretores dos departamentos, listando os docentes com as respectivas cargas horárias previstas para cada semestre, cujo horário de trabalho ultrapasse às 22 h.

No entanto, a nova diretoria da ADUNEB, já recebeu denúncias de que alguns departamentos ainda desconhecem a padronização. Dessa forma, a diretoria sugeriu, mais uma vez, que a Reitoria leve ao conhecimento de todas as instâncias da administração, especialmente aos diretores de departamentos, através de uma carta circular, a obrigatoriedade de adotar a medida.

Bolsa PAC
Além disso, há mais de um ano, a ADUNEB sinaliza a necessidade de reformular a resolução sobre a Bolsa PAC que, por exemplo, não permite o pagamento da bolsa para aqueles professores que ainda não tiveram sua liberação da sala de aula deferida.  Ainda sobre a Bolsa PAC, os diretores reforçaram a questão de o valor pago ser inferior ao previsto na resolução. Mais uma vez, o Reitor prometeu resolver essa questão e informou que um estudo está sendo feito pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação para subsidiar uma proposta de alteração da resolução, a qual deverá ser apresentada à comunidade acadêmica em janeiro.

Ainda para o início do ano, o Reitor se comprometeu a convocar o CONSEPE para discutir e rever algumas Resoluções que regem a Universidade, como também o próprio Regimento da UNEB. Uma das inúmeras alterações propostas pela ADUNEB é em relação à extinção do Conselho Departamental e o retorno da Plenária como espaço deliberativo.

Na reunião, a ADUNEB criticou a PROGRAD por continuar exigindo dos professores que no ato da solicitação da Dedicação Exclusiva se desvinculem dos outros trabalhos, antes mesmo do pedido ser deferido. A PROGRAD já havia reconhecido o erro na última reunião da ADUNEB com a Administração Central, mas segue com a mesma prática.
 
Questão da Insalubridade

Em relação ao adicional de insalubridade, direito adquirido pelo trabalhador exposto a condições nocivas à saúde (riscos físicos, químicos e biológicos) no ambiente de trabalho, o Reitor afirmou que ainda não há solução para a questão. Segundo o Reitor, inicialmente, o governo havia indicado que cada universidade contratasse as empresas para emitir os laudos. Diante da inviabilidade financeira, principalmente para a UNEB por ser multicampi, o governo se propôs a contratar uma empresa, mas até o momento isso não foi feito. “Vamos esperar até janeiro, e caso o governo não tome uma providência vamos solicitar que os departamentos comecem a contratar empresas da região para dar início às ações de insalubridade”, afirma Valentim.