Notícias

Coletivos feministas se unem contra avanço do machismo e do assédio nas universidades públicas



 Na última terça-feira (11) representantes de vários coletivos feministas, com atuação em Salvador e no interior do Estado, realizaram reunião no Campus I da Uneb. A reunião foi organizada pela diretoria da ADUNEB, devido ao aumento dos casos de assédio moral e sexual nas universidades públicas da Bahia. O objetivo é fortalecer a luta dos coletivos, em uma pauta que os unificam, contra a violência do machismo cotidiano.

Segundo a diretoria da ADUNEB, diante da atual agenda conservadora que tenta ser imposta à sociedade é necessário a unidade dos coletivos enquanto grupo, que possa trocar experiências e se fortalecer, sem perder o respeito às especificidades de cada organização. Ainda de acordo com as/os professoras/es do sindicato, o avanço do machismo é parte integrante de um movimento maior contra as organizações que lutam pelas pautas progressistas de esquerda. 
 
Entre os encaminhamentos dessa primeira reunião foi definido a construção de uma ampla campanha de denúncia contra o assédio e o machismo. A ação incluirá camisas, cartazes, atuação em redes sociais e construção de debates que auxiliem na mobilização das comunidades acadêmicas das universidades públicas da Bahia. 
 
Mais coletivos feministas estão sendo convidados a participar do espaço de luta. Para avançar nas questões organizativas uma comissão será montada, com a participação de representantes de todos os coletivos. A próxima reunião do grupo foi pré-agendada para o dia 20 ou 21 deste mês.