Notícias

Estudante paralisam atividades e reivindicam pagamento de 423 bolsas atrasadas



 Nesta quinta-feira (13) o Movimento Estudantil (ME) de pelo menos quatro campi da Uneb (Alagoinhas, Caetité, Valença e Xique-Xique) realizaram mobilizações, protestos e paralisações das atividades acadêmicas. As manifestações são decorrência, entre outros problemas, do atraso de 423 bolsas de auxílio estudantil, no valor de R$ 200,00, do mês de setembro. 

De acordo com informações da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil da Uneb, divulgadas em uma rede social, o não pagamento se deve ao atraso do repasse de recursos por parte do governo Rui Costa. Em nota divulgada pelo ME do Campus de Alagoinhas à comunidade acadêmica, a ação conjunta dos estudantes foi discutida e aprovada pelo Movimento de Casas de Estudantes da Uneb, em reunião online, realizada na última segunda-feira (10). Segundo o documento, além do atraso na bolsa, os outros pontos que deflagraram o protesto foram o descaso dos gestores com os alunos residentes, a falta de comprometimento da Uneb com a assistência estudantil e a aprovação da PEC 241/16.
 
De acordo com representantes do ME de Alagoinhas, o protesto no Campus II é realizado pelas residências universitárias do campus e do centro, com os portões da universidade fechados nesta quinta e sexta-feira (13 e 14). Já em Caetité, entre outras ações, o ME local promoveu debate no auditório do campus sobre a PEC 241/16, fechou as salas de aula e ocupou as ruas da cidade durante manifestação.
                                                                                                                                                          Foto: Divulgação ME
Manifestação do Movimento Estudantil de Xique-Xique