Notícias

GT do ANDES-SN contra opressões discute conjuntura e prepara o plano de ação 2016-2018



 O último encontro do Grupo de Trabalho de Política de Classe para as Questões Étnico-raciais, de Gênero e Diversidade Sexual (GTPCEGDS) foi marcado por rica discussão e muita elaboração política. A reunião aconteceu nos dias 24 e 25 de setembro, na sede da Regional Nordeste III do ANDES-SN, em Salvador, e contou com a presença da ADUNEB e de representantes de várias seções sindicais de todo o país.

Entre os temas em debate estavam a importância de combater a Lei da Mordaça e a intolerância nos espaços formativos, na construção de uma escola crítica e diversa. Junto a isso, outras questões relacionadas às opressões também entraram em cena, a exemplo da necessidade de construir uma Comissão da Verdade da Escravidão no Brasil. O objetivo será debruçar-se sobre a questão étnico-racial pós-abolição e a dívida histórica que o estado brasileiro tem com o povo negro. 

A causa das mulheres também foi assunto para reflexões. A discussão ocorreu trazendo o recorte racial a partir das questões das mulheres negras. A atividade apontou a necessidade de se construir espaços no ANDES-SN sobre esse tema. Junto a isso, foram elaborados novos planos de luta para o final de 2016 e os dois próximos anos. Entre eles estão as formulações de propostas para o próximo Congresso do Sindicato Nacional, que passem por construir mais espaços formativos no ANDES-SN sobre opressões; que façam lançamentos da Cartilha Contra Opressões (leia aqui) nas seções sindicais de todo país, entre outras iniciativas.
 
Para a diretoria da ADUNEB, a luta contra as opressões precisa continuar a ser fortalecida nas fileiras das seções sindicais, sobretudo, frente ao atual cenário da ofensiva conservadora e reacionária que o Brasil atravessa. A maioria dos projetos de lei que retiram os direitos atingem principalmente as minorias. Construir políticas e inciativas que mobilizem esses setores minoritários, que são parte da classe trabalhadora, é uma tarefa necessária.