Notícias

ADUNEB faz reunião com SEC em defesa dos aposentados

 A diretoria da ADUNEB e a assessoria jurídica do sindicato, em 15.08, realizaram uma reunião com o subsecretário da educação estadual, Nildon Pitombo. Em pauta estavam questões relacionadas à aposentadoria de professores durante o corte do adicional de insalubridade, realizada no final do ano passado.

Segundo denúncias que chegaram à ADUNEB, alguns professores da universidade, que acabaram de se aposentar, tiveram seus cálculos de vencimentos prejudicados. Como a aposentadoria saiu durante o período que a Secretaria da Administração (Saeb) cortou arbitrariamente os adicionais de insalubridade (leia mais), os cálculos para as aposentadorias dos docentes não incluíram o valor do citado direito trabalhista. 

Durante a reunião o subsecretário se mostrou surpreso com o problema apresentado. A ADUNEB informou os números dos processos e discorreu caso a caso as questões. Nildom Pitombo informou que encaminhará os documentos a Junta Médica do estado para esclarecimentos. Além disso, recomendou que sejam abertos processos administrativos, junto à Procuradoria Geral do Estado (PGE), pois o cálculo de aposentadoria baseado no último estágio de carreira do docente, está garantido no Estatuto do Magistério Superior.

Reunião com Saeb

Sobre a questão do corte do adicional de insalubridade, no último dia 15, o Fórum das ADs, solicitou reunião com a Superintendente de Recursos Humanos da Saeb, Adriano Tambone, e com a Junta Médica do estado. De acordo com os professores, após o retorno dos processos de revisão da retirada da insalubridade dos docentes, faz-se necessário uma nova reunião para conhecimento das razões das negativas e incoerências observadas em muitos processos. Além disso, ainda foi constatado que, em alguns casos, não foi considerada a retroatividade à data de suspensão do adicional, imposto pelo governo do estado. O Fórum das ADs aguarda resposta do agendamento.