Notícias

Após pressão, Fórum das ADs consegue audiência com o novo Secretário de Educação



 O Fórum das ADs garantiu uma audiência com o novo secretário da Educação, Walter Pinheiro, para o próximo dia 13 de julho (quarta-feira), às 14h. O agendamento teve êxito depois de muita persistência e pressão dos professores do Movimento Docente. Na pauta da reunião estará a carta de reivindicações do Fórum das ADs (leia aqui), protocolada junto ao governo desde 18 de dezembro do ano passado e, até agora, sem resposta dos representantes de Rui Costa.

No início do mês de junho, assim que o novo secretário assumiu a pasta da educação, o Fórum das ADs já havia novamente protocolado ofício com a solicitação da audiência. Na última quinta-feira (30), os docentes, mais uma vez, compareceram à SEC para reivindicar a abertura do diálogo entre o governo e as Associações Docentes das Universidades Estaduais Baianas.  
Inicialmente barrados na entrada do prédio da SEC, os professores só puderam subir e entregar o ofício à secretaria de gabinete de Walter Pinheiro, após a sinalização de que o próprio Pinheiro havia indicado o agendamento da reunião. A audiência se tornou possível depois que um diretor da ADUNEB, em 16 de junho, conseguiu cobrar a reunião diretamente de Pinheiro, durante evento de posse dos diretores departamentais da Uneb, evento realizado no Campus de Salvador.
 
A diretoria da ADUNEB, a princípio, tem boas expectativas em relação à audiência, visto que o último secretário da Educação, Osvaldo Barreto, que estava à frente da pasta desde agosto de 2009, poucas vezes estabeleceu diálogo como o Fórum das ADs. O que se espera é a abertura imediata das negociações com a categoria docente. Um grande ato público de protesto está sendo construído, conjuntamente a vários outros sindicatos do funcionalismo público, a ser realizado em Salvador, no próximo dia 20 deste mês de julho.