Notícias

Fica Pibid – Estudantes e professores da Uneb participam de protestos

 Na última quarta-feira (24) estudantes e professores da Uneb participaram de protestos contra os cortes, do Governo Federal, ao orçamento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). A mobilização aconteceu simultaneamente em vários Estados. Na Bahia teve forte participação da comunidade acadêmica da Uneb, a exemplo dos campi de Salvador, Alagoinhas e Jacobina. As manifestações foram realizadas no mesmo dia em que o Pibid foi pauta de discussão em Brasília, em uma Audiência Pública na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado.

                                                                                                                                            Foto: Site Alta Pressão 

Protesto em Alagoinhas

Segundo dados do Ministério da Educação, o corte efetuado no Pibid foi superior a R$ 270 milhões, o que corresponde a aproximadamente 50% do orçamento do Programa. Criado em 2009, o Pibid oferece a oportunidade do início da docência, em escolas públicas, à graduandos de licenciatura. A proposta é incentivar e valorizar o magistério e aprimorar o processo de formação de professores para a educação básica.
 
                                                                                                                                            Foto: Site Bahia Acontece
Comunidade do Campus de Jacobina
 
A diretoria da ADUNEB analisa com muita preocupação o corte do Pibid. Além de demonstrar a falta de interesse do governo Dilma Rousseff em incentivar a educação pública, para uma grande parte dos estudantes, o dinheiro recebido por meio do Pibid é o único recurso financeiro que os possibilita continuar os estudos.  
 
                                                                                                                                   Foto: Cindi Rios / Ascom Uneb
Manifestação em Salvador, no Campo Grande - Participação da Uneb