Notícias

Governo autoritário de Rui Costa tenta quebrar unidade de luta dos servidores públicos



 Unidos, servidores participam de atividades na Alba durante toda esta quinta-feira (17)

A quarta-feira (16) foi marcada pela tentativa do governo Rui Costa em quebrar a unidade de luta dos sindicatos do funcionalismo público baiano. Na reunião agendada, entre os representes dos servidores e da Secretaria de Relações Institucionais, o governo só aceitou a participação dos representantes da Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab). Na pauta estava a discussão sobre o Projeto de Lei (PL) nº 21.631/15, parte integrante do pacote de maldades governista, que ataca direitos e garantias trabalhistas dos servidores. Após as fortes reivindicações da categoria, realizadas na Assembleia Legislativa (Alba) na última semana, o PL foi retirado da pauta de votação (leia mais).

Em mais uma demonstração de unidade de luta, o conjunto dos sindicatos e associações, que representa os servidores públicos da Bahia, entre eles o Fórum das ADs, decidiu pela reafirmação do posicionamento inicial do movimento: a luta pela recusa integral do PL. A reunião definiu ainda que a posição unificada dos servidores seria levada pela Fetrab à reunião com o governo nesta quarta.  

Para discutir os encaminhamentos da reunião entre governo e Fetrab, nesta quinta-feira (17), às 9h, acontece uma Plenária de Servidores Públicos em frente à Alba. Os professores da ADUNEB marcarão presença e convidam toda a categoria para participar das discussões. Depois, a partir das 14h30, também na Alba, ocorre mais uma manifestação contra a votação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 148/15, que está prevista para ser votada neste dia. A PEC também faz parte do pacote de maldades de Rui Costa.