Notícias

Movimento Docente defende categoria no Consepe

 Os professores da ADUNEB que participaram da última reunião do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Uneb, em 11.11, novamente fizeram intervenções em favor da categoria docente. Os representantes do sindicato reivindicaram que os registros das atividades especiais sejam feitos por meio do Relatório Individual de Trabalho (RIT). 

A proposta da ADUNEB é que os registros das atividades, via RIT, seja discutida nos colegiados de cada curso. O objetivo da ADUNEB é coibir o assédio moral na universidade, preservar a autonomia docente e fortalecer a democracia interna dos colegiados.
 
Segundo o Movimento Docente, o debate sobre a maneira de se registrar as atividades especiais foi trazido à tona, pois as informações sobre o assunto estavam omissas, tanto no calendário acadêmico quanto nas falas dos gestores. O Consepe aconteceu em Salvador e teve a participação de aproximadamente 90 conselheiras/os representando os departamentos e colegiados dos 24 campi da instituição.
 
Nas discussões sobre calendário acadêmico, os professores também conseguiram garantir a manutenção dos princípios deliberados pela categoria, em assembleia geral, a exemplo dos cem dias letivos e das férias docentes em janeiro, um direito trabalhista garantido em lei.
 
                                                                                                                                                  Foto: Ascom Uneb
Conselheiros durante discussões do Consepe