Notícias

ADUNEB na Estrada - Professores e estudantes de Irecê reivindicam pauta interna

 Para discutir a pauta interna do Campus XVI e o processo Estatuinte na Uneb, a caravana do projeto ADUNEB na Estrada, em 05.11, fez reunião com professores e estudantes de Irecê.

O Movimento Docente da ADUNEB, durante todo o ano, com o objetivo de ampliar as discussões sobre a necessidade de se discutir um novo estatuto à Universidade do Estado da Bahia, tem levado o debate sobre Estatuinte a todos os campi e departamentos. De maneira geral, os princípios defendidos pela ADUNEB, sobretudo, da construção do debate feito em igualdade de condições por docentes, técnicos e estudantes são apoiados pela comunidade acadêmica. Para os professores, a paridade na representatividade dos três segmentos é fundamental, pois reforça a democracia interna na universidade e garante que cada uma das categorias possa defender seus interesses. Qualquer proposta de Estatuinte que tente quebrar a igualdade de condições será duramente denunciada pela ADUNEB.
 
Pauta interna
 
Nas discussões sobre as demandas internas do Campus XVI, os professores demonstraram preocupação com o baixo orçamento destinado à Uneb. Para 2016, a proposta de Lei Orçamentária Anual (LOA) do governo Rui Costa é manter os mesmos recursos financeiros deste ano. Fato que já tem comprometido as demandas de ensino, pesquisa e extensão da universidade. Entre as dificuldades enfrentadas pelos docentes de Irecê estão a falta recurso para viagem de campo e a paralisação da obra que construía seis novas salas de aula. Além disso, as previsões para o próximo ano evidenciam que acontecerá um acúmulo de docentes no departamento, que demandarão por promoção na carreira.
 
Os estudantes que compareceram à reunião também demonstraram descontentamento com a falta de orçamento da Uneb e o desinteresse da administração central, o que impacta diretamente vários alunos. Uma denúncia feita pelos jovens é que eles têm sido obrigados a pagar água e energia na residência estudantil. Auxílio moradia que é destinado justamente para ajudar estudantes que passam por maior carência financeira. Outra dificuldade apontada é a ausência de intérpretes de libras para alunos com deficiência auditiva. A falta de acessibilidade a surdos na Uneb foi denunciada pela ADUNEB em matéria publicada em 14 de outubro (leia mais). Outras duas reclamações dos estudantes locais foram a dificuldade em contatar a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PRAES), e a necessidade de ampliação das vagas do SISU para ingresso nos cursos de graduação.