Notícias

Reitor da Uneb é favorável à Estatuinte

 Afirmação foi feita pelo secretário Especial de Articulação Interinstitucional da Reitoria

O secretário Especial de Articulação Interinstitucional da Administração Central da Uneb, Wilson Mattos, afirmou em videoconferência para todos os 24 campi da Uneb, que o Reitor José Bites é favorável à instalação do processo Estatuinte na universidade. Embora Mattos tenha se apresentado na atividade como professor da Uneb, sua fala ganha peso institucional devido ao cargo que ocupa na Reitoria. A afirmação do secretário foi realizada durante o seminário “Estatuinte: Realidade e Possibilidades”, promovido pela ADUNEB, na quarta-feira (08).

A instalação da Estatuinte na Uneb é um dos principais pontos da pauta interna da greve 2015. Reivindicada tanto pela ADUNEB quanto por boa parcela do Movimento Estudantil, a pressão pela Estatuinte foi uma das bandeiras centrais de luta que motivou a comunidade acadêmica a ocupar o prédio da Reitoria em 10 de junho (leia aqui). 

Segundo o Comando de Greve da ADUNEB, o novo posicionamento do Reitor, desde que seja mantido, oferece indícios de uma atitude progressista da atual gestão.  Pressionado pelo Movimento Docente desde o início de seu mandato, até então, Bites oferecia respostas evasivas quanto à Estatuinte, se dizia favorável apenas a discussão do tema, e apresentava a reformulação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) como um caminho viável para se repensar a estruturação da Uneb. 

A diretoria do sindicato, desde o início da atual gestão, por meio de seminários, debates, videoconferências e visitas aos campi, feitas pelo projeto ADUNEB na Estrada, tem construído ampla discussão sobre a necessidade da Estatuinte da Uneb. A proposta é que de maneira igual, professores, técnico-administrativos e estudantes possam debater sobre os problemas da universidade, os caminhos a seguir, e construam conjuntamente um novo estatuto à Uneb. 
 
 
ADUNEB em mais uma atividade para ampliar a discussão sobre a Estatuinte