Notícias

Comissão da Verdade da Uneb faz primeira reunião nesta quinta-feira

 Nesta quinta-feira (09), às 14h, no campus I, a Comissão da Verdade da Uneb fará a primeira reunião. O objetivo será iniciar o levantamento de dados e documentos sobre a história da Universidade do Estado da Bahia. A partir dessa etapa, começarão as entrevistas com professores e outros personagens, que ajudarão a elucidar o impacto da ditadura militar dentro da universidade.   

A instalação da Comissão da Verdade da Uneb aconteceu no último dia 31.03. A solenidade foi realizada no teatro do campus I e marcou a abertura oficial dos trabalhos, que investigarão o período da ditadura burgo-militar dentro da Uneb e as ações de perseguição e tortura que, por ventura, aconteceram o período.

O evento contou com a participação de membros de outras comissões da verdade, além de militantes políticos e sociais que tiveram suas vidas marcadas pela luta para a redemocratização do país. A Comissão da Verdade da Uneb foi idealizada pela diretoria da ADUNEB, que após solicitação à reitoria, teve o pedido concretizado e publicado no Diário Oficial do Estado, em 18.10, do ano passado. O sindicato participa dos trabalhos tendo a responsabilidade da relatoria e também na atuação de um professor pesquisador.
 
O relatório a ser produzido no final dos trabalhos se somará as ações da Comissão da Verdade Universitária (CVU). Entre seus objetivos, a CVU busca reestabelecer, em todo o país, a história, a justiça e reivindicar a revisão de Lei da Anistia, para que se possa punir torturadores e assassinos que atuaram a mando do estado militar.