Notícias

ADUNEB debate os 150 anos da Primeira Internacional e as perspectivas da classe trabalhadora

 Para repercutir a importância histórica da Primeira Internacional, suas consequências e as atuais perspectivas da classe trabalhadora, a ADUNEB promove o debate “150 anos da Associação Internacional dos Trabalhadores (AIT): História e Perspectivas”.  A atividade acontece em 17.12, quarta-feira, às 9h30, no auditório Jurandir Oliveira – Departamento de Educação – DEDC, campus I. A entrada é aberta a todos os interessados.

“Trabalhadores de todo o mundo: uni-vos!” Foi sobre a perspectiva da clássica frase de Karl Marx que, em setembro de 1864, foi criada a Associação Internacional dos Trabalhadores (AIT). Uma de suas principais características foi ser a primeira organização operária da história a romper fronteiras e tentar construir a unidade de luta da classe trabalhadora em diversos países. Também conhecida como Primeira Internacional, a AIT teve em sua primeira reunião mais de 2 mil trabalhadores, das mais variadas matizes ideológicas de esquerda.
 
Pela organização e luta da classe trabalhadora internacional, a AIT realizou cinco congressos: Genebra (1866), Lausanne (1867), Bruxelas (1868), Basiléia (1869) e Haia (1872). Devido perseguições políticas, em julho de 1876, para a segurança dos membros da organização, o Conselho Geral foi desfeito, o que pôs fim a Primeira Internacional. A coragem política desses trabalhadores abriu um novo momento na história da luta de classes. A AIT repercute até os dias atuais.