Notícias

50 anos da ditadura burgo-militar no Brasil será tema de debate na ADUNEB



 Organizado pela ADUNEB, acontece no dia 10 de setembro, debate sobre os 50 anos da ditadura burgo-militar brasileira. Ao completar meio século, um dos períodos mais sombrios da história do Brasil será revisitado. Com o tema “50 anos da ditadura militar e a questão da Comissão da Verdade”, a atividade será gratuita, aberta a todos os interessados e ocorrerá na Uneb de Salvador, no auditório da Faculdade de Educação (DEDC), das 9h às 13h. Os debatedores do evento serão os professores Osvaldo Coggiola (USP), Angélica Lovatto (Unesp) e Milton Pinheiro (Uneb), diretor da ADUNEB e do ANDES-SN.

Segundo a diretoria da ADUNEB, um dos objetivos do debate não é apenas relembrar um período que marcou negativamente a história brasileira, mas, sobretudo, provocar reflexões sobre as consequências da ditadura que ainda influenciam a vida social e política do país. Além disso, os palestrantes também irão refletir sobre os trabalhos da Comissão Nacional da Verdade, que atua na investigação da violação dos direitos humanos e exigi a revisão da Lei da Anistia, que protege de acusações criminais assassinos, torturadores e responsáveis pelos desaparecimentos de dezenas de perseguidos políticos. 
 
Para a ADUNEB, discutir a ditadura burgo-militar, seus impactos no cenário atual do Brasil e os desafios que estão por vir contribuem com a construção e o fortalecimento de uma esquerda realmente comprometida com a classe trabalhadora, organizada para o enfrentamento na luta contra o capital e o estado.
 
Comissão da Verdade na Uneb
 
Em concordância com as diretrizes do ANDES-SN a ADUNEB enviou ofício à reitoria, em 04.08, em que solicita a criação da Comissão da Verdade, dentro da Uneb, para investigar o impacto da ditadura na vida da categoria docente.
 
A intenção é que a comissão tenha total independência nas investigações, possa requisitar documentos dos órgãos da universidade e convidar pessoas para prestar depoimentos. Ao final do trabalho um relatório será encaminhado para contribuir com a Comissão da Verdade do ANDES-SN.
 
Ainda neste segundo semestre de 2014 acontecerá o encontro nacional da Comissão da Verdade do ANDES-SN. O objetivo será reunir informações das diversas comissões regionais, das seções sindicais, para reforçar a luta da Comissão Nacional da Verdade, que constrói amplo relatório sobre o tema, a ser finalizado no primeiro semestre de 2015.