Notícias

Fórum das ADs solicita audiência e protocola documento que denuncia quebra de acordo do governo

 Em defesa da educação pública superior o Fórum das ADs, na terça-feira, 15.07, protocolou documento em que solicita audiência com os secretários da Educação, Osvaldo Barreto, e da Administração, Edelvino Goes (veja no anexo desta matéria). O texto elaborado pelas Associações Docentes demonstra parte dos problemas enfrentados pelas Universidades Estaduais da Bahia (Ueba), entre eles a quebra do acordo do governo sobre a aprovação do Projeto de Lei de Desvinculação das Classes às Vagas, a necessidade de ampliação urgente do quadro de vagas docente e a crise orçamentária das universidades.

No documento, o Fórum das ADs afirma ser “inaceitável a quebra de acordos por parte do governo e a morosidade com que são tratadas as reivindicações do Movimento Docente”. Entre outras reivindicações solicita urgência nos seguintes encaminhamentos: “a) a desvinculação de vagas por classe e b) ampliação do quadro de vagas. Com relação ao orçamento, é necessário ampliar as verbas deste ano para que as Ueba não parem por falta de recursos, e destinar 7% da RLI, já para 2015, com revisão a cada dois anos e orçamento nunca inferior ao executado nos anos anteriores”.
 
Além das secretarias da Educação e Administração, o documento também foi protocolado na Governadoria e na Assembleia Legislativa, nos gabinetes dos líderes do governo, José Neto, e da oposição, Elmar Nascimento. O representante da bancada governista, após reconhecer que a luta dos professores é justa e apresentar as costumeiras desculpas pela escassez de verba, afirmou que tentará audiência para os professores na Casa Civil. Firmou o compromisso de responder ao Fórum das ADs no início da próxima semana. 
 
Anexos:
Ofício Solicitação Audiência Governo