Notícias

ADUNEB convida para o Cortejo 2 de Julho



 O bloco da educação das Universidades Estaduais da Bahia (UEBA) mais uma vez ocupará as ruas da Cidade Baixa, de Salvador, em defesa da educação pública superior de qualidade. Com bandeiras, faixas, apitos, balão e fanfarra, os professores, estudantes e técnicos denunciarão a grave crise financeira das UEBA, o descaso do governo Jaques Wagner e a necessidade de aumento no repasse orçamentário de estado para, no mínimo, 7% da Receita Líquida de Impostos (RLI). Atualmente o valor destinado às universidades não chega a 5%. A ADUNEB convida toda a comunidade acadêmica a participar do cortejo. A concentração será no Largo da Lapinha, às 8h, em frente ao posto de gasolina.

Segundo a diretoria do sindicato, na reivindicação por maior orçamento é fundamental a participação de todas e todos. A história das UEBA mostra que todas as conquistas de professores, técnicos e estudantes só acontecem depois da demonstração de força, união e muita luta. O governo do estado boicota a educação pública superior, entende educação como gasto ao invés de investimento. A consequência é o sucateamento das universidades e a precarização dos trabalhos de docentes e técnicos, o que prejudica os estudantes em ensino, pesquisa e extensão. Além de todos os problemas já existentes, em 17 de junho, o governo negou o PL de desvinculação das vagas às classes, o que poderia resolver parcela dos problemas quanto à falta de professores em salas de aulas (leia mais). 
 
Há décadas as UEBA são as principais responsáveis por proporcionar a socialização do conhecimento, da formação social/cultural/científica, e do desenvolvimento ao interior da Bahia. A luta em defesa da educação pública, laica, estatal e socialmente referenciada são bandeiras de luta da ADUNEB e das demais Associações Docentes das UEBA.
 
Venha você também defender a educação! Juntos somamos forças e avançamos em defesa das UEBA. O Cortejo 2 de Julho nos espera!