Notícias

Fórum das ADS inicia dossiê sobre sucateamento das Ueba

 Em reunião realizada em 22.08, o Fórum das ADs e o ANDES-SN aprofundaram as discussões sobre o déficit do orçamento estadual, o sucateamento das universidades e a criação de um dossiê e campanha para denunciar o estrangulamento orçamentário causado pelo descaso do governo Jaques Wagner com a Educação Pública Superior. A atividade aconteceu na Uneb, de Salvador, e contou com a presença da ADUNEB e das demais Associações Docentes das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba).

Após informes detalhados de cada AD sobre a precária situação financeira e estrutural em que se encontram as Ueba, os docentes iniciaram o planejamento da tabulação dos dados e elaboração de um dossiê de denuncia à imprensa e sociedade sobre a difícil realidade das universidades e a precarização do trabalho docente.
 
Entre outros problemas, as Ueba sofrem por atraso nas bolsas, nos pagamentos aos terceirizados, com a falta de docentes no quadro de vagas, falta de infraestrutura adequada nos Campi, de postos de saúde, e ausência de uma eficaz política de permanência estudantil, etc. Na Uneb ainda acontecem problemas como a necessidade da construção de 24 restaurantes universitários, cinco Campi que não possuem sede própria, falta de material didático e equipamentos de laboratório, e morosas filas para promoção e progressão docente.
 
Na reunião, o Fórum das ADs ainda decidiu apoiar as reivindicações e paralisação das atividades do Sintest-Uefs, que aconteceram durante toda a semana passada. Na terça-feira, 27.08, houve uma aula pública em frente à Assembleia Legislativa e audiência pública para debater as demandas do Sintest. Professores das quatro ADs compareceram ao local para fortalecer e levar unidade às mobilizações.
 
ADs preparam dossiê que denunciará sucateamento das Ueba