Notícias

CODES admite defasagem do quadro de vagas das Ueba

 Preocupados com a defasagem do quadro docente das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba), os professores representantes das ADs e ANDES-SN realizaram uma reunião, em 8 de janeiro, com o coordenador da CODES, Nildon Pitombo. Pela ADUNEB estiverem presentes as professoras Zózina Almeida (coordenadora do Fórum das ADs) e Sinoélia Pessoa, diretoras executivas do sindicado, e Daniela Santos, diretora estadual. Também participaram da reunião o membro da Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PGDP) da Uneb, Daniel Góes; e o Reitor da Uefs José Carlos Barreto, que representou o Fórum dos Reitores. 

Na reunião os docentes puderam expor a Nildon Pitombo o grave problema de falta de professores enfrentado pelas Ueba. A expansão das universidades, por meio da implantação de novos cursos de graduação e pós-graduação, gera o aumento da demanda por professores e consequentemente, aumenta o déficit de vagas. Essa defasagem dificulta as condições de trabalho da categoria e compromete o bom funcionamento dos cursos para os próximos semestres.
 
Após a reivindicação das ADs, o coordenador da CODES admitiu o déficit de vagas e informou que as secretarias da Educação e Planejamento estudam um parecer da Procuradoria Geral do Estado (PGE) que possibilitará um programa paliativo de ampliação do quadro para os próximos semestres. 
 
Diante do exposto por Pitombo, tanto o Fórum das ADs quanto dos Reitores reivindicaram a necessidade de soluções definitivas ao problema. Programas emergenciais, como o sugerido pela CODES, apenas adiariam a questão, sendo necessária uma solução que possibilite às Ueba um planejamento estratégico em longo prazo.
 
Nildon Pitombo, depois de concordar com a argumentação dos professores e do representante do Fórum dos Reitores, assumiu o compromisso de discutir a questão com a Secretaria de Administração. A próxima reunião entre ADs e CODES será em 29 de janeiro. 
 
Quadro da Uneb
 
Segundo o representante da PGDP, Daniel Góes, a situação na Uneb é de alerta e está próxima ao estrangulamento. Existem processos de promoção e progressão parados devido à defasagem de vagas. O quadro atual dos professores da Uneb (auxiliar, assistente, adjunto, titular e pleno) possui 1.885 profissionais. Para que se possa suprir a demanda e permita um planejamento em longo prazo são necessárias mais 1.287 vagas no quadro docente.  
 
Docentes das Ueba discutem quadro de vagas - situação está próxima ao estrangulamento