Notícias

ADUNEB participa de GTEGC – ANDES-SN

O Grupo de Trabalho de Etnia, Gênero e Classe – GTEGC, do ANDES-SN, reuniu-se em Brasília, nos dias 23 e 24 de novembro. Em pauta estavam assuntos como o Debate sobre ações afirmativas: acesso e permanência; Avaliação do I Seminário Nacional sobre Diversidade Sexual do ANDES-SN; e Elaboração do plano de luta e ações do GTEGC, a ser encaminhado à Diretoria do ANDES-SN, em preparação para o 32° Congresso. A ADUNEB foi representada pelo professor Euclides Bittencourt, Diretor Executivo da Associação.

Um dos pontos altos do GT aconteceu ainda no primeiro dia de trabalho, durante o debate sobre ações afirmativas. O professor José Jorge de Carvalho, da Universidade de Brasília, fez importantes contribuições ao apresentar o atual cenário das políticas das ações afirmativas no Brasil, enfatizando a presença notável da Bahia neste campo. O material apresentado é parte integrante de um trabalho que está sendo realizado pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa (INCTI/CNPq). Esse documento resultou num mapeamento geral das ações afirmativas em todo território nacional, de modo ilustrativo, mostrando a realidade dessas ações, que compreendem negros, índios e demais categorias menos favorecidas. Todo o trabalho será disponibilizado às ADs e amplamente divulgado no meio acadêmico.
 
No país acontece um debate aberto sobre a Lei das Cotas e o Estatuto da Igualdade Racial. Segundo o professor José Carvalho, embora exista a polêmica e incongruências nas leis que tratam sobre o assunto, a luta pela igualdade do direito racial deverá ser mantida, bem como os movimentos sociais que abordam a temática deverão trabalhar nos ajustes dessas contradições em relação aos critérios das cotas. É necessário que o sujeito social pleiteante as mesmas seja mais amplo.
 
Entre outros trabalhos, o GT também fez a avaliação positiva do I seminário Nacional sobre Diversidade Sexual do ANDES-SN (leia aqui). Realizado na cidade do Crato (CE), segundo os professores, o evento atingiu os objetivos esperados pelo GTEGC.