Notícias

Reunião do Grupo de Trabalho de Política e Formação Sindical - GTPFS

 Circular nº 175/12

Brasília, 20 de julho de 2012 
 
Às seções sindicais, secretarias regionais e aos Diretores do ANDES-SN 
 
Companheiros,
 
Convocamos reunião do Grupo de Trabalho de Política e Formação Sindical - GTPFS, a ser realizada em Brasília, na sede do ANDES-SN, nos dias 25 e 26 de agosto de 2012, com início às 9h do dia 25.
Pauta:
1 - Informes;
2 - Campanha de Sindicalização;
3 - Atividades de formação;
4 - Fundo de greve;
5 - Balanço do Congresso da CSP-Conlutas;
6 – Outros assuntos
 
A vigorosa greve dos docentes das IFES, ainda em curso, como outras realizadas em âmbito dos estados, apresenta expressivo crescimento da participação de professores, sobretudo de novos docentes, com grande reconhecimento do Sindicato e importantes experiências de enfrentamentos a direções pelegas. A experiência requer que o ANDES-SN responda com agilidade e com organização à ampliação da sindicalização, a pensar as formas organizativas que melhor respondam aos desafios atuais, retomar a formação sindical por meio dos cursos programados pelo GT e outras formas que sejam capazes de levar a formação a todas as seções sindicais.
O 31º Congresso aprovou no plano de lutas o seguinte: “7. Discutir, no ano de 2012, no GTPFS e nos setores das IFES, IEES/IMES e IFES, a criação de um Fundo de Greve do ANDES-SN, a ser apreciado e aprovado no 32º Congresso do ANDES-SN”. O 57° CONAD aprovou na atualização do plano de lutas, o seguinte: “1.1. Que o ANDES-SN encaminhe às seções sindicais a discussão de avaliação do I Congresso da CSP-Conlutas e, a partir dessa avaliação, possa aprimorar, no 32° Congresso do ANDES-SN, as estratégias de intervenção do nosso sindicato nos diferentes espaços organizativos e deliberativos da CSP-Conlutas, na perspectiva de sua consolidação político-organizativa e efetiva democratização de seus espaços deliberativos. 1.2. Que as seções sindicais aprofundem a discussão sobre sua participação na CSP-Conlutas, no sentido de sua consolidação no âmbito estadual e local, fazendo enraizar o processo de organização da classe trabalhadora em âmbito nacional protagonizado pela própria CSP-Conlutas e suas entidades e movimentos filiados. 1.3. Que o GTPFS discuta estratégias de enraizamento das seções sindicais do ANDES-SN na CSP-Conlutas.”
São essas as tarefas postas para o GTPFS trabalhar e conclamamos as seções sindicais a garantirem participação expressiva na reunião. 
 
Prof. Paulo Marcos Borges Rizzo
2º Secretário 
 
Secretaria do ANDES-SN