Notícias

Representantes das ADs, após ameaçarem vigília, são recebidas para reunião na SEC



 Após ameaçarem uma vigília permanente na Secretaria Estadual da Educação (SEC), a ADUNEB e os demais representantes do Fórum das ADs foram recebidos na quinta-feira, 02.08, pelo coordenador do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia (CODES), Nildon Pitombo. Em pauta a retomada das reivindicações 2012 da categoria.

A mobilização que resultaria em vigília foi necessária, pois o documento com as reivindicações dos docentes já havia sido protocolado desde o dia 14 de junho junto à SEC, Casa Civil e SAEB. A ação das ADs demonstra, mais uma vez, a força e união do Fórum.
 
Durante a reunião, os professores das quatro Universidades Estaduais da Bahia demonstraram preocupação com os prazos, pois a Lei de Diretrizes Orçamentárias, que define o orçamento para 2013, precisa ser deliberada até 31 de agosto para, posteriormente, ser discutida e votada pela Assembleia Legislativa. Entre as reivindicações dos docentes estão o orçamento mínimo para as universidades estaduais baianas de 7% da Receita Líquida de Impostos do Estado da Bahia, com revisão desse valor a cada dois anos; o reajuste salarial dos docentes em 28% e a revogação da Lei 7176/96, que fere a autonomia das universidades. 
 
Depois de ouvir as reivindicações e pressionado pelos representantes das ADs, o coordenador do CODES, se comprometeu em levar à diante as exigências dos professores. Com o objetivo de aprofundar as discussões da agenda orçamentária de 2013, Pitombo afirmou que marcará uma reunião entre ADs, CODES, SAEB e SEPLAN ainda nesta semana.