Notícias

InformANDES Online 233

 SINDICATO NACIONAL DOS DOCENTES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

 
Nº 233 - Brasília-DF, 12 de julho de 2012 - www.andes.org.br _________________________________________________________________________________________________________________
 
Greve das Ifes
ANDES-SN vai à secretária geral da Presidência em busca de negociações
 
Em mais uma estratégia para tentar abrir as negociações com o governo, o ANDES-SN e o Sinasefe reuniram-se na tarde desta quarta-feira (11) com o secretário-executivo e ministro interino da Secretaria Geral da Presidência, Rogério Sottili. Na ocasião, a presidente do ANDES-SN, Marinalva Oliveira, afirmou que a categoria está indignada com a falta de respostas à pauta de reivindicações apresentada ao governo. Sottili disse, então, que a Secretaria-Geral vai ajudar a reconstruir um espaço de diálogo entre os servidores e o governo e que levará ao conhecimento da presidente Dilma a carta protocolizada nesta quarta no Palácio do Planalto.
 
 
Comissão de Educação da Câmara pede reunião com Planejamento sobre a greve
 
Atendendo à solicitação do Comando Nacional de Greve do ANDES-SN de interveniência junto ao governo, a Comissão de Educação da Câmara solicitou à Ministra do Planejamento, Miriam Belchior, uma reunião para tratar da greve nas Instituições Federais de Ensino, que completa dois meses na próxima semana.
 
 
Senado aprova MP 568 e rejeita mudança na insalubridade proposta pelo governo
 
O Senado aprovou nesta quarta-feira (11) a medida provisória (MP) 568/2012, que trazia o teor do PL 2203/11, contendo vários pontos acordados entre o governo e categorias do funcionalismo público federal no ano passado.
 
 
Docentes em greve cobram de Dilma Rousseff abertura imediata de negociação
 
Os professores do Comando Nacional de Greve do ANDES-SN realizaram na manhã desta quarta-feira (11) um ato em frente ao Palácio do Planalto para solicitar à presidente Dilma Roussef a abertura imediata de negociação.
 
 
Comandos Nacionais de Greve da Educação fazem reunião e intensificam movimento
 
Os Comandos Nacionais de Greve do setor da Educação se reuniram no sábado (7) para fazer uma análise da paralisação dos docentes, estudantes e técnicos-administrativos das instituições federais de ensino (IFE). Representantes dos CNG do ANDES-SN, dos Estudantes, da Fasubra e do Sinasefe discutiram a conjuntura das greves, destacando o significado do movimento de greve do setor da educação com ações cada vez mais unificadas. O objetivo do encontro era fortalecer a unidade na luta e intensificar o movimento.
 
 
CNG do ANDES-SN repudia ameaça de corte de ponto
 
Na sexta-feira (6), o governo baixou uma instrução para todos os dirigentes de órgãos públicos orientando o corte de ponto dos servidores federais em greve. Uma cópia da mensagem 552047, expedida pelas expedida pelas Secretarias de Relações do Trabalho e de Gestão Pública no Serviço Público do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão foi recebida pelo Comando Nacional de Greve do ANDES-SN.
 
 
Reitores manifestam preocupação com a falta de interlocução para o fim da greve
 
A diretoria da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) apresentou ao Ministro da Educação, Aloizio Mercadante e ao secretário Amaro Lins, da Secretaria de Educação Superior (SEsu), nos dias 03 e 04 de julho, a grande preocupação dos gestores das universidades federais, manifestada pelo conjunto de reitores na última reunião do Conselho Pleno em Ouro Preto – MG, com a falta de interlocução objetiva entre o governo os docentes e técnico-administrativos para resolução da greve.
 
 
Governo não demonstra vontade política de negociar e greve segue forte nas IFE
 
Completados 50 dias do início da greve nas Instituições Federais de Ensino (IFE), o governo federal segue sem nenhum sinal de disposição política para negociar com o setor da Educação. A greve, que foi deflagrada no dia 17 de maio pelos docentes de 33 IFE, cresceu na categoria e se fortaleceu também com a paralisação dos estudantes e técnicos administrativos. Atualmente, a greve no setor da educação se expandiu para 57 universidades, dois centros tecnológicos, 33 institutos federais e o Colégio Pedro II.
 
 
Nacional
Governo nega inflação aos servidores, mas remunera rentistas acima do IGP
 
Enquanto o governo se nega a conceder, pelo menos, a reposição inflacionária para os servidores, o pagamento do serviço da dívida pública é atualizado mensalmente pelo IGP. A observação foi feita pela economista Maria Lúcia Fattorelli, integrante da Auditoria Cidadã da Dívida, no artigo “Não ao terrorismo contra os servidores”. “O ‘mercado’ não precisa fazer greve e além da atualização privilegiada pelo IGP mensal, ainda é remunerado acima disso, pelos juros reais mais elevados do mundo”, denuncia.
 
 
Novo portal do ANDES-SN ultrapassa 1 milhão de acessos
 
Na noite desta quarta-feira (11) o Portal do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) na internet ultrapassou 1 milhão de acessos. O canal de comunicação foi renovado em março do ano passado, quando o contador de acessos foi ativado, e faz parte de um planejamento de comunicação adotado pelo Sindicato Nacional.
 
 
Seções Sindicais
Grevistas da Uerj são recebidos por comissão, mas negociações não avançam
 
Após realizarem uma manifestação em frente à reitoria, docentes da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, acompanhados de técnico-administrativos e de estudantes, conseguiram reunir-se na última quinta-feira (5) com vários sub-reitores. Na ocasião, foi firmado um acordo de 17 itens, iniciando o processo de negociação interna da pauta de reivindicação dos três segmentos. Na ocasião, foi firmado um compromisso que a reitoria indicaria nesta segunda-feira (9) os nomes dos servidores do processo de negociação.
 
 
Reitor recebe Comando de Greve dos Docentes da UFRGS
 
Representantes do Comando Local de Greve dos docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) reuniram-se na manhã de quinta-feira (5) com o reitor Carlos Alexandre Netto. Na ocasião, foram entregues documentos contendo informações do movimento nacional, incluindo a abrangência da greve e a pauta de reivindicações da categoria.
 
 
Professores da Uespi mantêm estado de greve
 
Os docentes da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) aprovaram, em assembleia realizada nesta quinta-feira (12), a continuidade do estado de greve até que o governo do estado formalize e cumpra a proposta de reajuste salarial, apresentada à categoria pelo representante do governo nas negociações, Evaldo Ciriaco.
 
 
Reitoria move ação judicial contra Asduerj, Sintuperj e seus diretores
 
Por volta das 20h desta quarta-feira (11), funcionários da Associação dos Docentes da Universidade Estadul do Rio de Janeiro (Asduerj – Seção Sindical) foram surpreendidos pela presença de um segurança da Uerj, acompanhado de um oficial de justiça, na sala da entidade.
 
 
Para receber este informativo escreva para suporte@andes.org.br