Notícias

Assembleia inicia a discussão da Campanha Salarial 2012 e agenda novo encontro para deliberar sobre



Na última sexta-feira (20), os docentes da UNEB se reuniram em assembleia geral para discutir a campanha salarial 2012. A discussão foi baseada no recente estudo do DIESSE sobre as perdas salariais dos docentes das Universidades Estaduais da Bahia (UEBA) nos últimos 21 anos (veja aqui) e do indicativo de pauta unificada elaborada pelo Fórum das ADs.

De acordo com o estudo do DIEESE, no período de 1º de novembro de 1990 a 30 de novembro de 2011, houve uma defasagem no salário dos docentes das UEBA de 111,89%, rebaixando o seu poder de compra. Este acúmulo de perdas é um dos elementos que explica o fato da Bahia, entre os estados do Nordeste, pagar o pior salário aos professores das Universidades Estaduais.

Diante dessa conjuntura, O Fórum das ADs indicou, para discussão nas assembleias de cada universidade, a proposta de reajuste salarial de 28%, índice que igualaria o salário dos docentes das UEBA ao dos professores do estado do Ceará que hoje apresenta o melhor salário entre os professores do Nordeste (veja aqui o quadro salarial nas Universidades Estaduais do Nordeste elaborado pela ADUFS). A proposta do Fórum para campanha salarial inclui ainda a reivindicação da revogação da lei 7176/97 e a garantia da autonomia didático-científica, administrativa, financeira e patrimonial das universidades estaduais, assegurando no mínimo de 7% da Receita Líquida de Impostos para o seu orçamento, com revisão do percentual a cada dois anos, e que o orçamento posterior não seja menor do que o executado no ano anterior.

Na ocasião, os docentes avaliaram que seria necessária uma nova assembleia para deliberar sobre o tema. Um novo encontro aprofundará a discussão sobre o melhor percentual de reajuste salarial a ser exigido diante do acúmulo de perdas salariais e da atual conjuntura. Uma nova assembleia ocorrerá no dia 08 de maio, às 10h, na sede da ADUNEB, para dar continuidade às discussões e deliberar sobre os eixos da campanha (veja aqui o Edital).

No entanto, desde já, a assembleia encaminhou a realização de um curso EAD, previsto para julho deste ano, sobre orçamento das Universidades Estaduais e a elaboração de um estudo comparativo sobre os indicativos sociais da Bahia e do Ceará.

Participe da assembleia e decida os eixos da próxima campanha salarial!