Notícias

Governo Wagner descumpre acordo assinado durante a greve docente



15 de outubro era o prazo final para o governo convocar uma nova reunião para discutir soluções em relação aos impactos do Decreto 12.583/11 nas universidades. Isto porque, de acordo com o Termo de Compromisso assinado durante a greve docente, o governo se comprometeu a realizar reuniões bimestrais com este tema. No entanto, a última reunião aconteceu no dia 15 de agosto.

O governo mantém-se silencioso também em relação à audiência solicitada ao secretário de Educação, Osvaldo Barreto, com o objetivo de discutir o PL sobre autonomia prenunciado pelo governo aos Reitores, bem como o corte no orçamento das Universidades em 2012. A solicitação da audiência foi protocolada em setembro (20) e novamente em outubro (25), mas até o momento nenhuma data foi marcada. Segundo o representante da CODES, Clóvis Caribé, as reuniões só serão agendadas após a finalização do PL.

Com esta postura, o governo além de descumprir um acordo estabelecido com o movimento docente durante a greve, reafirma a sua política de não dialogar com os movimentos sociais, uma vez que pretende apresentar um PL sem nenhuma discussão com a comunidade acadêmica. 

A próxima reunião do Fórum das ADs, prevista para o final de novembro, pautará o PL sobre autonomia e indicará um calendário de atividades sobre o tema.