Notícias

Plebiscito por “10% do PIB para Educação Pública, já!” começou neste domingo (6)



O Plebiscito Nacional pela aplicação imediata de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a Educação Pública começou no último domingo 06 de novembro. A votação se estenderá até 06 de dezembro em todo o país! Na Bahia, o primeiro dia do plebiscito aconteceu na porta das escolas onde foi realizado o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). O comitê baiano da campanha esteve presente nos locais de prova para recolher votos e convocar os estudantes a boicotarem o ENADE! No Estado, além da pergunta se você é a favor dos 10% do PIB para educação Já, o Plebiscito perguntará a população baiana sobre o Plano Nacional de Educação.

O Plebiscito Popular é organizado nacionalmente pelo ANDES-SN, CSP – CONLUTAS, ANEL, SINASEFE e diversas outras entidades. O III Congresso da ADUNEB, realizado nos dias 27, 28 e 29 de outubro, aprovou a participação na campanha pelos 10% do PIB e a construção do Plebiscito na UNEB como mais uma ação do Plano de Luta da categoria!

Professores, estudantes, metroviários, bancários e operários pelos 10% do PIB Já


O plebiscito popular acontece no final de um ano marcado por muitos ataques dos governos à Educação. O Governo Dilma, no início de 2011, cortou mais de 3 bilhões de reais do setor e propõe um novo Plano Nacional de Educação que prevê atingir a meta de 7% do PIB só em 2020. Atualmente, o Brasil aplica menos de 5% do PIB nacional em Educação. Seguindo a política nacional, na Bahia, o Governo Wagner tem contingenciado recursos da Educação através de decretos há pelo menos 02 anos seguidos.

No entanto, 2011 é também um ano marcado por muitas lutas e mobilizações de estudantes e professores, de norte a sul do país. Greves e ocupações de prédios públicos denunciaram o caos na Educação e a desvalorização do professor.

O Plebiscito popular fecha, portanto, um ano, no qual, a Educação esteve na pauta do dia. Com a coleta de votos, o objetivo é envolver toda a população que de alguma forma é afetada com o descaso na Educação Pública brasileira. Trabalhadores da Construção Civil de Fortaleza, Metroviários de São Paulo, Bancários, entre outras categorias, construirão o Plebiscito nos seus locais de trabalho em uma clara demonstração da unidade dos trabalhadores em defesa da Educação Pública e de qualidade para toda a classe trabalhadora! 


Vote sim!


A ADUNEB organizará o plebiscito nos departamentos da UNEB. Até a próxima semana, as urnas já estarão nos campi! Espalhe esta campanha e convoque todos a votarem SIM em defesa da Educação Pública! Veja aqui os materiais da campanha (cédula e lista de assinatura)!

 
Anexos:
materiais