Notícias

Pós greve, Fórum das Ads avalia conjuntura

No intuito de discutir e avaliar a conjuntura atual e os avanços do Movimento Docente -MD após a greve que durou mais de dois meses, o Fórum das Ads se reuniu nesta segunda (11) na sede da Aduneb, em Salvador.

Avaliação da greve, campanha salarial 2013, avaliação do ato no 2 de julho, CSP-Conlutas e outros temas foram cautelosamente discutidos.

No tangente à greve, o Fórum levou a posição da base que também avaliou o resultado como positivo, destacando: cobertura da imprensa, a participação dos estudantes, o ganho judicial, a presença do reitor da Uefs no processo de negociação, comando de greve, metodologia do processo, redes sociais, atividades desenvolvidas. “Tivemos um ganho político muito grande e que, sobretudo mostrou para a sociedade a forma com a qual o governo da Bahia trata o ensino superior”, afirma o coordenador do Fórum das ADs, Gean Santana.

A professora Maria Sigmar também pontua. “Essa greve foi muito positiva para a mobilização e fortalecimento da luta. Toda articulação resultou na realização de um seminário para discutir trabalho docente na Uneb”, ressalta.

Em seguida, os representantes presentes também discutiram sobre a condição salarial e uma nova campanha para 2013. Sendo assim, autonomia, orçamento, carreira e salário também foram colocados na mesa e como encaminhamento as ADs deverão refletir para que novas propostas sejam apresentadas na próxima reunião do Fórum.

Além disso, foi decidido pela criação de um informativo da greve elaborado pelo Fórum das ADs, contendo uma abordagem completa sobre a greve e sobre a continuidade da luta.