Notícias

X Encontro dos Docentes das UEBA atualiza plano de lutas da categoria



Emiriene Costa

Nos dias 02, 03 e 04 de dezembro, aconteceu o X Encontro dos Docentes das UEBA que reuniu professores das quatro universidades estaduais, representantes do ANDES-SN, da CSP – Conlutas e dos técnicos- administrativos. Ao todo, foram 43 delegados e 10 observadores da categoria docente. O encontro, que foi sediado pela ADUSB, em Vitória da Conquista, cumpriu o seu objetivo de aprofundar as discussões sobre a situação e o papel das universidades estaduais da Bahia, bem como atualizar o plano de lutas dos docentes.

A mesa de abertura do evento contou com a participação do histórico militante do movimento docente brasileiro, Edmundo Dias, ex-Secretário Geral do ANDES-SN, professor aposentado do Departamento de Sociologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Doutor em História Social. O professor explanou sobre a situação dos movimentos sociais após o Governo Lula e a dificuldade de intensificação das lutas diante do silêncio de muitos setores cooptados pelo governo. Edmundo destacou, ainda, a lógica atual que rege as universidades. “As Universidades, em geral, viraram uma banca de negócios e sua caracterização é o controle e o domínio. O real exemplo disso são os cursos à distância que estão sendo implementados”, explica. 

No segundo dia do Encontro, foram formados três grupos de trabalho (GTs) que discutiram Autonomia e Orçamento das UEBA, bem como Carreira dos Docentes.

Após os GTs, as discussões foram encaminhadas para as plenárias e as resoluções votadas. Entre as principais deliberações, destacam-se a realização da Jornada Unificada em Defesa da Autonomia das UEBA em 2011; reivindicar a vinculação orçamentária à RLI de no mínimo 7%; e apresentar, ao governo, propostas de modificação do Estatuto do Magistério Superior. Em breve, a comissão organizadora do encontro irá disponibilizar o caderno de textos com as resoluções aprovadas.