Notícias

Campanha salarial: assembléia rejeita proposta do governo




Reunidos em assembléia geral na última quarta-feira (24 de novembro), os professores da UNEB rejeitaram a proposta de incorporar 10% da CET em julho de 2011 apresentada pelo governo na primeira reunião da mesa setorial.

Para a categoria, o mote central da campanha salarial 2010 de incorporação de 70% da CET representa, principalmente, a busca da valorização do salário e o resgate da dignidade do trabalho docente corroída por anos de arrocho salarial.  Neste sentido, foi considerada inaceitável a proposta apresentada pelo governo, uma vez que, em primeiro lugar, não modificaria a situação salarial dos professores das universidades estaduais da Bahia e, em segundo lugar, significaria um retrocesso em relação às negociações de mesas anteriores, nas quais, o governo acordou com o MD que o período de aquisição dos percentuais negociados seria o mês de janeiro.

Durante a assembléia, os professores deliberaram por apresentar uma contraproposta ao governo de incorporação de 45% da CET no mês de janeiro de 2011 e, a segunda parcela, de 25% a ser incorporada no mês de janeiro de 2012.

As demais ADs também se posicionaram em relação à primeira parcela de incorporação. Todas rejeitaram a proposta do governo, defendendo a incorporação de 45% no mês de janeiro de 2011.

A contraproposta foi enviada antecipadamente, conforme solicitação do próprio governo, no dia 25 de novembro e será negociada na próxima mesa setorial do dia 01 de dezembro na SEC.