Notícias

Reunião do Fórum das ADs



Nesta quarta-feira, 13 de maio, os professores presentes na assembléia geral docente, votaram por unanimidade a favor da construção do dia estadual de luta em defesa das Universidades Estaduais.

 A proposta do dia unificado de luta foi gestada nas últimas reuniões do Fórum das ADs como resposta aos sucessivos ataques desferidos pelo governo Wagner contra as UEBA, a exemplo da imposição dos decretos de contingenciamento que desrespeitam direitos dos docentes baianos.

Cada AD realizará, nas suas respectivas universidades, mobilizações, durante as quais, será feita a denúncia do atual momento de crise vivenciado pelas UEBA. Com a desculpa da crise econômica, o Governo Wagner desrespeitou direitos dos professores baianos, garantidos por lei. O decreto 11.480, que suspende por sete meses o aumento de cotas para Alteração de Regime de Trabalho, por exemplo, é mais um descaso e autoritarismo deste Governo em relação à educação.  A conta da crise não deve ser paga pelos professores e pela educação pública!

Durante a construção da mobilização do dia 19, a ADUNEB buscou unidade com os outros segmentos da universidade, e o coordenador geral do SINTEST sinalizou a participação e a disposição em construir um movimento unificado para o fortalecimento das lutas. A unificação da luta com todos os setores que defendem a universidade pública, democrática e de qualidade é fundamental para fortalecer o projeto de universidade pública, gratuita e qualidade.

O dia 19 de maio, além de representar a unidade das 4 ADs, será mais um momento de divulgação, para a comunidade universitária e a sociedade baiana,  do agravamento do processo de precarização do trabalho docente e da qualidade do ensino superior baiano, provocado pela irresponsabilidade do Governo estadual com as questões da Educação.

A ADUNEB realizará um ato às 7:30 da manhã em frente à Reitoria da UNEB. No ato será entregue uma carta à comunidade denunciando a situação atual das UEBA e ressaltando a importância da unidade para enfrentar os ataques do Governo.

Participe!