Clipagens

Nota Pública de Apoio da ANPAE - Seção Bahia

 A Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE), SEÇÃO BAHIA, apresenta manifestação de apoio à greve dos docentes das Universidades Estaduais da Bahia (UNEB, UEFS, UESB e UESC) e declara solidariedade as/os trabalhadoras/es que atuam na educação superior. Profissionais que militam diariamente em defesa da educação pública e gratuita, com qualidade e socialmente referenciada e que lutam pela garantia de direitos trabalhistas, princípios democráticos e dignidade da pessoa humana. 

As Universidades Estaduais Baianas (UEBAS) têm um histórico relevante de contribuição para o desenvolvimento científico, tecnológico e acadêmico no cenário baiano e nacional. É importante destacar que as UEBAS se configuram em lócus privilegiado para a formação de profissionais de diversas áreas que atuam com ética e responsabilidade social. A conjuntura política imposta pelo Governo do Estado tem reverberado em um dos maiores patrimônio do povo baiano, as UEBAS. Provocando assim, o sucateamento, a precarização da educação superior da Bahia, a desvalorização dos docentes e dos funcionários e a desqualificação das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Tudo isso, ocasionado pelo corte no orçamento das UEBAS e na inobservância do princípio da autonomia universitária plena.  

A ANPAE é uma entidade combativa, com histórico de lutas em defesa da educação pública, gratuita e democrática. Por esse motivo, reafirmamos nosso compromisso e lugar de resistência, na luta e apoio a greve das/os professoras/es pela existência, melhores condições de trabalho e qualidade nas Universidades Estaduais Baianas.  

SALVADOR/BA, 24 DE ABRIL DE 2019 ANPAE – SEÇÃO BAHIA