Aduneb-Mail

BOLETIM ADUNEB (09 a 15 de MARÇO)

 
 
REPÚDIO À FALA DO EX-GOVERNADOR DA BAHIA E ATUAL MINISTRO CONTRA SERVIDORAS/ES PÚBLICAS/OS
 
Um ex-líder sindical, forjado nas lutas, nas dores da classe trabalhadora e no maior partido de esquerda da América Latina. Mas, quando assume o poder, elege o funcionalismo público, ou seja, as/os trabalhadoras/es do Estado da Bahia como seus inimigos número um, iniciando uma cruzada de retiradas de direitos e de desmonte do serviço público. A Coordenação da ADUNEB repudia mais uma atitude do ex-governador da Bahia e atual ministro da Casa Civil, Rui Costa. 
 
 

 
 
REPENSANDO PERCURSOS PARA REFAZER CAMINHOS!
 
Em fevereiro, o Governo do Estado publicou a portaria 190/2024, que gerou polêmica, críticas e insatisfação entre a classe docente. Isso se dá, principalmente, porque para as/os docentes a portaria acaba por dificultar a reprovação de estudantes e, de certa forma, incentivar a aprovação em massa. Em seguida, em uma aula inaugural na cidade de Feira de Santana, o Governador do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues manifestou “tristeza” ao ver professoras e professores reprovando estudantes e ainda afirmou que “a escola que reprova é uma escola autoritária, preconceituosa e não cabe na Bahia de Anísio Teixeira e Rui Barbosa”. Situações como essa impulsionam e requerem reflexões profundas sobre a atual situação da educação do Estado e os seus rumos. 
 
 

 
 
8 DE MARÇO – MULHERES OCUPAM AS RUAS, DENUNCIAM VIOLÊNCIAS E REIVINDICAM DIREITOS IGUAIS
 
Pouco a comemorar, muito a lutar e um patriarcado inteiro a destruir. Diante desse cenário, mas com muita garra e disposição, centenas de mulheres de coletivos do Movimento Feminista, entidades sindicais, movimentos sociais, partidos políticos, entre outros, ocuparam as ruas de Salvador, neste 8 de março – Dia Internacional da Mulher. Como já é tradição, a ADUNEB marcou presença nas lutas, que ocorreram em vários locais.
 
 

A Coordª da ADUNEB, Izabel Araújo foi uma das mulheres que conduziu a faixa de abertura da Marcha

 
ENCONTRO "MULHERES DO CAMPUS VI: DA LUTA SINDICAL À LABUTA DIÁRIA"
 
Como parte das atividades da ADUNEB no mês de março, dedicado à luta das mulheres, a representação departamental de Caetité, juntamente com a seção sindical, promove a roda de conversa "Mulheres do Campus VI: da luta sindical à labuta diária". O encontro acontece na próxima terça-feira (19), às 19h, no Auditório Monsenhor Raimundo dos Anjos, no DCH do campus VI. 
 
 

 
 
POR INTERMÉDIO DA ADUNEB, PROFESSOR TEM O DIREITO RECONHECIDO DE 180 DIAS DE LICENÇA AO PAI ADOTANTE
 
A ADUNEB acaba de conquistar mais uma importante vitória na Justiça. Em decisão proferida na terça-feira (12), o professor Ricardo Sampaio, do Campus de Salvador, pai solteiro, obteve o direito a uma licença adotante de 180 dias, prazo igual ao determinado à licença maternidade, no estatuto do Servidor Público da Bahia. O tempo foi considerado pela Justiça para que o docente pudesse cuidar do bem-estar e da adaptação necessária ao filho adolescente. A decisão foi por unanimidade de votos da Segunda Câmara Cível, do Tribunal de Justiça da Bahia, e teve por relator o Desembargador José Jorge Barreto da Silva.
 
                                                                                                                                                                    Arte: Canva


A ELEIÇÃO NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, A ONDA CONSERVADORA E A NECESSIDADE DE DEFESA DA DEMOCRACIA
 
Acontecimentos recentes nos cenários políticos nacional e internacional evidenciam que a democracia, tanto no Brasil quanto em outros países, continua em risco. O crescimento da extrema-direita nas eleições, em Portugal; a permissão para Donald Trump concorrer às próximas eleições e suas vitórias esmagadoras nas primárias republicanas, nos Estados Unidos; e a conquista do presidente argentino, também de extrema-direita, Javier Milei, são algumas das constatações de que a democracia está longe de navegar em águas seguras. No Brasil, um atual e ameaçador exemplo à liberdade de expressão, tem sido a eleição do deputado de extrema-direita, Nikolas Ferreira (PL-MG) para presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, no Congresso Nacional.
 
 
 
 
Versão E-mail