Aduneb-Mail

BOLETIM ADUNEB (02 a 08 MARÇO)

 

D.E.s: ADUNEB PEDE QUE A JUSTIÇA GARANTA O CUMPRIMENTO DA DECISÃO JUDICIAL EXITOSA

A ADUNEB apresentou pedido no Mandado de Segurança que tem andamento na Seção de Direito Público no Tribunal de Justiça, nesta terça-feira (05), para que sejam determinadas todas as medidas necessárias para assegurar o cumprimento da ordem judicial para implementação da Mudança de Regime de Trabalho de mais de 100 docentes da Universidade do Estado da Bahia que integram este processo coletivo impetrado pelo departamento jurídico da seção sindical. O prazo definido para que houvesse a comprovação do cumprimento da ordem se encerrava nesta última segunda-feira (04). Transcorrido esse prazo, o Estado da Bahia permanece em afrontosa desobediência a esta determinação. 





CONGRESSO DO ANDES-SN – ADUNEB CONTRIBUI COM A LUTA E MANIFESTA PREOCUPAÇÃO COM CAMINHOS FUTUROS

Após cinco exaustivos dias de trabalho, em três turnos diários, nos primeiros minutos do sábado (02), foi concluído o 42º Congresso Nacional do ANDES-SN, o maior e mais importante espaço de deliberações do Sindicato Nacional. A ADUNEB participou ativamente dos debates, com uma delegação composta por onze docentes, entre delegadas/os e observadoras/es. O Congresso teve como tema “Reverter as contrarreformas, em defesa da educação, dos serviços públicos, das liberdades democráticas e direitos sociais”; e aconteceu na Universidade Federal do Ceará. O evento foi prestigiado por 632 professoras/es. Embora elogie a organização e reconheça a importância da atividade, para a ADUNEB, ao término dos trabalhos ficou novamente o questionamento sobre os caminhos que são trilhados pelo ANDES-SN e que podem impactar as próximas jornadas de luta, sobretudo no setor das instituições estaduais de ensino e nas que possuem multicampia.



Delegação da ADUNEB no 42º Congresso Nacional do ANDES-SN


VALE ALIMENTAÇÃO DO TJ-BA É REAJUSTADO PARA R$ 1.900

A insatisfação da categoria docente e do conjunto de servidores estaduais ganha nuances ainda mais contundentes com a recente notícia divulgada sobre o reajuste para R$ 1.900,00 do vale-alimentação de magistrados e servidores do Tribunal de Justiça da Bahia. Ainda que reconhecendo a legitimidade da conquista do direito por parte dessas(es) servidoras(es), a seção sindical vem a público manifestar sua indignação com a disparidade e o descaso com os quais vêm sendo tratadas as pautas do funcionalismo público do Estado, em especial as de professoras e professores.





PROFª JACYARA FICA! VITÓRIA DA DEMOCRACIA, DA EDUCAÇÃO E DA MOBILIZAÇÃO DO MOVIMENTO DOCENTE

 Após intensa mobilização de professoras e professores de todo o país, que compõem as seções sindicais e o ANDES-SN, a docente Jacyara Paiva, atual 2ª Secretária da Regional Leste do Sindicato Nacional, permanecerá na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), local em que atua desde 2017. A decisão do Reitor Paulo Vargas foi divulgada nesta segunda-feira (04), depois de um novo parecer da Advocacia Geral da União.

                                                                                                                                                                       Arte: ADUFES



A VALE ENTERRA GENTE VIVA, MAS QUER IMPEDIR DE ENTERRAR OS NOSSOS!

No dia 25 de janeiro de 2019 a Vale enterrou 272 pessoas vivas, com o crime do rompimento da barragem Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, Minas Gerais. Nesta terça-feira, 05 de março de 2024, a Vale tentou impedir o povo Pataxó Hã-hã-hãe de enterrar seu cacique, Merong Kamakã. A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil repudia a atuação criminosa da mineradora, que espalha devastação e morte por onde se instala.

                                                                                                                                                                             Arte: APIB



8 de Março - Lute como uma Professora da UNEB

 
Versão E-mail