Aduneb-Mail

BOLETIM ADUNEB (23 A 29 DE SETEMBRO)

 


ADUNEB DISCUTE O CONTEXTO DA UNIVERSIDADE E PERSPECTIVAS PARA ESTATUINTE

Esta terça-feira (28) foi marcada pela retomada do Grupo de Trabalho de Formação Política (GTFP) com o encontro “Repensando a UNEB para o futuro: perspectivas e oportunidades”, realizado no auditório da ADUNEB e com transmissão online para a comunidade acadêmica de diversos territórios por meio de plataforma virtual. O encontro teve como palestrante convidado o especialista em planejamento territorial e desenvolvimento regional, Prof. Geraldo Reis, dos campi de Salvador e Lauro de Freitas. Também contou com a participação de Clóvis Piáu, Coordenador Geral do sindicato; da Coordenadora de Formação Político-Sindical e Relações Intersindicais da ADUNEB, Profª Drª Maria Izabel Lopes de Araújo; pelo Coordenador do SINTEST UNEB, Firmino Júlio de Oliveira Filho; e pelo Coordenador do Diretório Central dos Estudantes, Eduardo Arruda. 

Firmino Filho, Geraldo Reis, Clóvis Piáu e Eduardo Arruda


ELEIÇÕES NACIONAIS PARA CONSELHOS TUTELARES ACONTECEM NESTE DOMINGO (1º)

Acontece neste domingo (1º), em todo o território nacional, das 8h às 17h, as eleições unificadas para os Conselhos Tutelares. Na Bahia, 223 municípios estão aptos a realizar as eleições. Todo o pleito contará com o auxílio das urnas eletrônicas, da experiência e confiabilidade do Tribunal Superior Eleitoral. A ADUNEB conclama a categoria docente e convida os demais segmentos da comunidade acadêmica a comparecerem às urnas e votarem nas/os candidatas/os que defendem as pautas progressistas da sociedade.




REAÇÃO POPULAR! MOBILIZAÇÃO PARA QUE LULA VETE O MARCO TEMPORAL APROVADO PELO SENADO

O Senado aprovou, na última quarta-feira (27), o Marco Temporal para a demarcação das terras indígenas. A norma é de interesse dos ruralistas e dos empresários do agronegócio, da mineração e da especulação fundiária. A lei ataca os direitos os povos originários e determina que eles só poderão reivindicar terras já ocupadas por suas comunidades até a data de 5 de outubro de 1988, dia da promulgação da Constituição Federal. Agora é imprescindível a ampla mobilização da sociedade para que o presidente Lula tenha o respaldo social necessário para vetar a lei. 




REUNIÃO COM GOVERNO É MARCADA POR NEGATIVAS

Nessa terça-feira (26), ocorreu a terceira reunião entre movimento docente e o Governo do Estado na gestão do governador Jerônimo Rodrigues (PT). O encontro, que havia sido remarcado pelo governo com a justificativa de ter tempo hábil para trazer respostas à categoria, não avançou nessas respostas. Ao contrário do compromisso firmado e expectativa gerada, a devolutiva para o movimento foi uma série de negativas sobre a pauta de reivindicações 2023. Além das Associações Docentes e a Regional Nordeste III do ANDES-SN, participaram da reunião o Superintendente de Recursos Humanos da Secretaria de Administração (SAEB), Adriano Tambone, o Coordenador-executivo de Programas e Projetos Estratégicos da Secretaria de Educação (SEC), José Bites de Carvalho com a Assessora da SEC Irlene Ribeiro e o Assessor da Secretaria de Relações Institucionais (SERIN), Marivaldo Dias.

                                                                                                                                     Foto: Ascom Fórum das ADs

Reunião com SEC, SAEB e SERIN no dia 26.09.23
 
 
Versão E-mail