Aduneb-Mail

BOLETIM ADUNEB (02 A 08 DE SETEMBRO)

 
 
ADUNEB PARTICIPA DO GRITO DAS/OS EXCLUÍDAS/OS E CLAMA POR JUSTIÇA SOCIAL E PELA VIDA DO POVO NEGRO

Recepcionada pelos versos do Hino do Grito 2023 que ecoava do trio elétrico, aos poucos a população foi chegando de todas as regiões de Salvador. O Grito das Excluídas e dos Excluídos mostrou, mais uma vez, a beleza da diversidade, a força da união dos povos em nome da igualdade, da justiça social, da democracia e pelo bem viver. E seguindo seu compromisso histórico de lutar por um país justo, a ADUNEB novamente marcou presença no ato, que aconteceu nesta quinta-feira (07), dia que marca a Independência do Brasil. Após concentração no Campo Grande, as representações de entidades religiosas, dos movimentos sociais, populares, sindicais, estudantis e simpatizantes à causa, ocuparam as ruas e caminharam até a praça Castro Alves. 



ADUNEB ocupando as ruas em defesa das/os excluídas/os


ADUNEB PARTICIPA DO DIA D DA ESTATUINTE

A ADUNEB participou nesta segunda-feira (04) do Dia D da Estatuinte da Universidade do Estado da Bahia. O encontro, que aconteceu no Campus I (Salvador), teve como objetivo apresentar à comunidade a metodologia para operacionalização da Estatuinte. Participaram da mesa a Reitora Adriana Marmori Lima, a Vice-Reitora Dayse Lago, a Pró-Reitora de Planejamento da UNEB Lilian Boaventura Pimenta, o Coordenador Geral da ADUNEB Clóvis Piáu, o Coordenador Geral do Sintest/Ba UNEB Firmino Júlio de Oliveira Filho, o técnico Cléber Pereira da Silva e a Diretora do DCET II  Érica Nogueira Macedo. 

                                                                                                                                                                                Foto: Ascom UNEB
 Mesa de abertura do Dia D da Estatuinte. À direita o Coordenador Geral da ADUNEB, Clóvis Piáu


FÓRUM DAS ADS PAUTA MAIS INVESTIMENTOS PARA UNIVERSIDADES ESTADUAIS EM COMISSÕES DA ALBA

Em continuidade à luta por verbas para a educação, o Fórum das ADs foi à Assembleia Legislativa nessa terça-feira (5) reapresentar a pauta dos 7% da Receita Líquida de Impostos (RLI) para as universidades estaduais da Bahia. O objetivo das representações docentes era de participar da reunião da Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Serviços Públicos, que não ocorreu por falta de quórum. Mesmo sem a reunião, os (as) professores (as) entregaram o pleito à presidenta da Comissão, deputada Olívia Santana (PC do B) que, por sua vez, se comprometeu em intermediar o diálogo com o líder do governo sobre o assunto para que seja agendada uma reunião. A mesma reivindicação também foi apresentada para o presidente da Comissão de Orçamento, Finanças, Fiscalização e Controle, deputado Victor Bonfim (PV), que também se comprometeu em garantir a participação das Associações Docentes em uma das reuniões da Comissão de Orçamento.

                                                                                                                                                         Foto: Ascom Fórum das ADs
Em visita às Comissões, docentes protestam com cartazes
 

ATO INTER-RELIGIOSO EM HOMENAGEM À MÃE BERNADETE TEM PRESENÇA DA ADUNEB

Uma ação repleta de simbolismo, de amor e luta por justiça. Assim foi o Ato Inter-Religioso em homenagem à Mãe Bernadete, realizado no sábado (02), na Sede da Associação Etno Mizanzu Quilombo Pitanga dos Palmares, em Simões Filho. Maria Bernadete Pacífico foi brutalmente assassinada em 17 de agosto, no mesmo local em que foi realizado o ato deste sábado. Além de familiares, participaram da atividade lideranças religiosas, de movimentos sociais e populares, representações da sociedade civil e do poder público. A ADUNEB foi representada pela professora do Departamento de Ciências da Vida do Campus I, Lilian Marinho.

                                                                                                                                                                                         Foto: Lilian Marinho

Sede da Associação Etno Mizanzu Quilombo Pitanga dos Palmares

 
SOLIDARIEDADE AO CACIQUE BABAU, OFENDIDO POR MINISTRO DO STF

 Liderança indígena do povo Tupinambá da Serra do Padeiro, respeitado por seu histórico de luta em favor dos direitos dos povos originários, o Cacique Babau foi difamado pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), na última quarta-feira (30). O ataque verbal foi proferido durante uma das sessões do STF que julga a constitucionalidade do Marco Temporal às terras indígenas. 


 
 
 
Versão E-mail