Aduneb-Mail

BOLETIM ADUNEB (26 DE AGOSTO A 01 DE SETEMBRO)

 


ADUNEB PROPÕE CONSTRUÇÃO COLETIVA DE SEMINÁRIO SOBRE VIOLÊNCIA POLICIAL

A ADUNEB convida a toda a categoria docente para uma reunião para articular e organizar um ciclo de debates sobre violência policial e resistência de comunidades tradicionais a ser realizado neste segundo semestre. A proposta visa a construção coletiva com docentes dos diversos departamentos e campi da universidade. A reunião online, via GoogleMeet, acontecerá na próxima quarta-feira (06), às 16h. O link será enviado por e-mail e compartilhado nos grupos de WhatsApp, no dia da atividade.





ADUNEB CONVOCA CATEGORIA PARA O 29º GRITO DAS EXCLUÍDAS E DOS EXCLUÍDOS

Mantendo a tradição, a ADUNEB participará do 29º Grito dos Excluídos e das Excluídas, no dia 7 de setembro. Este ano o ato tem como tema "Você tem fome e sede de quê? Vida em primeiro lugar!". A seção sindical convoca a categoria docente a aderir aos atos em Salvador e nas diversas cidades do interior. Em Salvador, a concentração está marcada para às 8h30, no Campo Grande. 





ADUNEB PROMOVE O SEMINÁRIO “OS DESAFIOS DA COMUNICAÇÃO SINDICAL EM CONTEXTOS DE MULTICAMPIA”

Como transformar as especificidades da multiterritorialidade da UNEB em potência na arte de comunicar-se com a categoria docente. Essa é a proposta da ADUNEB ao organizar o seminário “Os desafios da comunicação sindical em contextos de multicampia”. Aberto ao público em geral, a atividade será realizada no sábado, 16 de setembro, das 9h às 12h, no auditório da seção sindical, no Campus de Salvador, no bairro Cabula. 



NÃO AO MARCO TEMPORAL. A MOBILIZAÇÃO PRECISA SER AINDA MAIS FORTE NA PRÓXIMA SEMANA

A semana termina com a votação sobre o Marco Temporal, para a demarcação das terras indígenas, no Supremo Tribunal Federal, com o placar de 4 x 2 favorável aos povos originários. Nesta quinta-feira (31), os votos dos ministros Cristiano Zanin e Luís Roberto Barroso foram em defesa dos direitos indígenas. As discussões deverão prosseguir na próxima semana.

                                                                                                                                                   Arte: APIB Oficial



MST PROMOVE ATO E CELEBRA 10 ANOS DA ESCOLA POPULAR EGÍDIO BRUNETTO

A ADUNEB marcou presença neste final de semana na celebração de 10 anos da Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto (EPAAEB), do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), situado no assentamento Jacy Rocha, no município do Prado. Halysson Fonseca, Coordenador da Subseção Departamental do sindicato em Teixeira de Freitas; Karina Salles, que integra a Coordenação Executiva da ADUNEB; professoras e professores sindicalizadas/os, representantes do corpo discente da universidade; além de representantes do poder público Federal, Estadual e Municipal, estiveram reunidos nas atividades que também tinha caráter de apoio ao movimento na atual conjuntura de criminalização dos movimentos sociais que vem sendo engendrada por meio da CPI do MST.

                                                                                                                                                                              Foto: Divulgação



SOLIDARIEDADE ÀS/AOS DOCENTES DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO COM SALÁRIOS CORTADOS PELO GOVERNO

A luta por direitos está prevista na Constituição Federal e não deve ser punida ou criminalizada. A Coordenação da ADUNEB manifesta solidariedade de classe às/aos professoras/es da rede estadual de educação, que tiveram parte significativa de seus salários de agosto cortados, pelo governador Jerônimo Rodrigues, devido a um protesto com paralisação de oito dias.

                                                                                                                                                                  Foto: APLB Sindicato



ADUNEB PRESTA SOLIDARIEDADE PELO ASSASSINATO DO JOVEM QUILOMBOLA WILLIAM BARROS

Nesse momento de luto e indignação da comunidade negra, principalmente a quilombola de todo o país, a Coordenação da ADUNEB manifesta solidariedade aos familiares e amigas/os de José William Santos Barros, assassinado no domingo (27). Ele pertencia à Comunidade Quilombola do Alagadiço, localizada no município de Juazeiro, região Norte do estado da Bahia. Em 2014, o local foi o primeiro da cidade a conquistar, por meio da Fundação Cultural Palmares e sob mediação da UNEB, a certificação como Quilombola, de acordo com a Portaria 103, publicada no Diário Oficial da União.

                                                                                                                                                    Foto: Reprodução redes sociais



STF RETOMA JULGAMENTO DO MARCO TEMPORAL PARA TERRAS INDÍGENAS NESTA QUARTA-FEIRA

A votação da tese do marco temporal para demarcação de terras indígenas será retomada nesta quarta-feira (30). Se aprovada pelo STF, o projeto de lei retira de povos originários seus direitos à terra.


Versão E-mail