Aduneb-Mail

BOLETIM ADUNEB (19 A 25 DE AGOSTO)

 
 
 
ADUNEB RECEBE MOÇÃO DE APLAUSOS NA CÂMARA DE VEREADORES DE VITÓRIA DA CONQUISTA
 
O legado de lutas da ADUNEB na defesa dos direitos docentes e de uma universidade pública de qualidade, democrática, inclusiva e auto referenciada, foi reconhecido pela Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista. A seção sindical recebeu uma moção de aplausos nesta sexta-feira (25). Trata-se de uma homenagem ao Renova ADUNEB, grupo político que está em sua terceira gestão à frente do sindicato, que foi proposta pelo mandato do Vereador Alexandre Xandó, também professor do Curso de Direito do Campus de Brumado da Universidade do Estado da Bahia. 
 
                                                                                                                                                                         Foto: Divulgação
ADUNEB - Luta reconhecida

 
HISTÓRIA DE LUTA DA ADUNEB SERÁ HOMENAGEADA PELA CÂMARA DE VEREADORAS/ES DE VITÓRIA DA CONQUISTA
 
O reconhecimento da história de luta e da disposição da ADUNEB em defender a categoria docente da Universidade do Estado da Bahia. A Câmara de Vereadoras/es de Vitória da Conquista, nesta sexta-feira (25), às 9h, fará a entrega de Moção de Aplausos a Coordenação Executiva da ADUNEB. A homenagem foi iniciativa do mandato do Vereador Alexandre Xandó, que também é professor do Curso de Direito do Campus de Brumado.
 
 

 
 
LIDERANÇA NACIONAL DO MST PARTICIPA DE PLENÁRIA, NO CAMPUS X, EM SOLIDARIEDADE AO MOVIMENTO
 
Com o tema "Reforma Agrária Popular e a CPI contra o MST" o Campus da UNEB de Teixeira de Freitas recebeu na noite de terça-feira (22), João Pedro Stedile, da Coordenação Nacional do MST – Movimento das/os Trabalhadoras/os Rurais Sem Terra. A plenária foi realizada como símbolo de apoio e solidariedade ao MST, frente à realização de uma diligência da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), do Congresso Nacional, contra o Movimento, que acontece nos dias 24 e 25 desta semana. A atividade foi organizada por meio de uma parceira do Colegiado do Curso de Pedagogia do Campus X, da ADUNEB e do Projeto de Extensão de Agricultura Familiar Agroecológica e Economia Solidária. O evento também recebeu o apoio de várias entidades que atuam em colaboração com os movimentos sociais.
 
                                                                                                                                                              Foto: Karina Salles

Professora Luzeni Carvalho e João Pedro Stedile

 
ENCONTRO EM JUAZEIRO DEBATE O COMBATE ÀS FORMAS E ÀS ESTRUTURAS DO RACISMO
 
“Estrutura ou forma escravista: o racismo na comunicação” foi o tema do debate promovido pelo grupo RHECADOS - Hierarquizações Étnico-raciais, Comunicação e Direitos Humanos, coordenado pelas professoras Céres Santos e Márcia Guena, nesta terça-feira (22). Transmitido ao vivo pelo canal do grupo no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=ZKG1kVOMpO4) o encontro contou com as participações dos/a doutores/a em Comunicação Social de Dennis Oliveira, Muniz Sodré e Rosane Borges. A proposta do grupo, formado por pesquisadores da Bahia, São Paulo e do Rio Grande do Sul, foi ampliar as discussões sobre temas que conduziram os estudos deste 1º semestre em um debate teórico de importante envergadura para a luta antirracista. O encontro foi conduzido a partir das leituras dos livros Racismo Estrutural, de Sílvio Almeida; Racismo Estrutural, uma perspectiva histórico-crítica, de Dennis de Oliveira; e O fascismo da cor, uma radiografia do racismo nacional, de Muniz Sodré. 
 
 
 

ADUNEB PRESTIGIA A III CONFCOTAS
 
A ADUNEB participou, nesta segunda-feira (21), da abertura da III Conferência de Estudantes Cotistas (CONFCOTAS) da UNEB. O evento será realizado até a próxima quarta-feira (23), em um hotel do bairro Itaigara, em Salvador. A seção sindical foi representada pela professora Iris Verena Oliveira, Coordenadora da pasta de Gênero, Etnia e Diversidade da entidade. A atividade bianual é organizada pela Pró-Reitoria de Ações Afirmativas (PROAF) e tem como finalidade reunir estudantes para a troca de experiências, a articulação entre os coletivos e o fortalecimento das políticas voltadas ao segmento discente.
 
                                                                                                                                                                   Foto: Danilo Oliveira



Fique por dentro!
 
Para oferecer a atenção que a categoria docente precisa e merece, o atendimento jurídico da ADUNEB é realizado mediante agendamento prévio. Os contatos são realizados pelo whatsapp 71997026225 ou pelo e-mail juridico@aduneb.com.br, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h30.
 
O atendimento presencial para docentes já agendados acontece às quartas-feiras, das 13h30 às 17h30 e às sextas-feiras, das 8h30 às 12h30.
Versão E-mail