Aduneb-Mail

BOLETIM ADUNEB (12 A 18 DE AGOSTO)

 

ADUNEB CONSTERNADA PELO BRUTAL ASSASSINATO DA YALORIXÁ E LIDERANÇA QUILOMBOLA MÃE BERNADETE

Consternada e com profunda indignação a Coordenação Executiva da ADUNEB recebeu a notícia do brutal assassinato, na noite de quinta-feira (17), da Yalorixá Mãe Maria Bernadete Pacífico. Ela liderava o Quilombo Pitanga dos Palmares, no município de Simões Filho. Há cerca de seis anos, seu filho Binho do Quilombo também teve a vida ceifada por assassinos. Tanto a mãe quanto o filho eram militantes pelos direitos das comunidades quilombolas e de matrizes africanas. Mãe Bernadete, como era carinhosamente conhecida, era liderança da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos – CONAQ.

                                                                                                                                                                          Foto: Arquivo CONAQ
Mãe Bernadete, presente!


MARGARIDAS EM MARCHA PELA RECONSTRUÇÃO DO BRASIL: ADUNEB PRESENTE!

Os ônibus se enfileiravam a perder de vista na paisagem asséptica da Capital do Brasil. As placas indicavam suas origens, tão diversas quanto os grupos de mulheres que saíam deles e se movimentavam pelo Parque da Cidade, em Brasília, onde se concentraram, nos dias 15 e 16 de agosto, mais de 100 mil pessoas que participaram das atividades da 7ª Marcha das Margaridas. Mulheres do campo, das florestas e das águas estiveram unidas em um ato social e político, em luta “Pela reconstrução do Brasil e pelo bem viver”.


ADUNEB marca presença na Marcha


REPORTAGEM ESPECIAL: MORTES EM DECORRÊNCIA DE OPERAÇÃO POLICIAL CRESCEM 313% NA BAHIA

Há quase nove anos ela acorda com um vazio no peito e busca forças para transformar o luto em luta. Desde outubro de 2014, Rute Fiuza tenta justiça para seu filho, Davi, que aos 16 anos foi levado por homens encapuzados. O corpo do garoto risonho, que morava no bairro periférico de São Cristóvão, em Salvador, nunca mais foi encontrado. Segundo uma testemunha, ele teria sido levado por policiais. A Anistia Internacional acompanha o caso que, graças à fibra de Rute e do Coletivo Mães de Maio, obteve repercussão nacional. “Depois de tantos anos, saber que nada acontece vai cansando a gente, mas temos que nos reerguer todos os dias, pois temos família, outros filhos”, disse a mãe.

                                                                                                                                                                                Arquivo EBC


CAMPUS DA UNEB DE SALVADOR CELEBRA A ABERTURA DO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO

Com a capacidade de servir até 3 mil refeições diárias entre café da manhã, almoço e jantar, o Restaurante Universitário do Campus da UNEB de Salvador foi inaugurado nesta semana. Essa era uma reivindicação da comunidade acadêmica, principalmente do Movimento Estudantil, há mais de 30 anos. Além das/os estudantes, a cerimônia de abertura foi prestigiada por representações da Reitoria, governo estadual, ADUNEB, DCE e SINTEST.

                                                                                                                                                                           Foto: Ascom UNEB
Versão E-mail