Notícias

Professores e estudantes da UNEB fazem manifestação em evento do governador



Na última sexta-feira, 11 de junho, os docentes, junto aos estudantes, realizaram um ato público, em santo Antônio de Jesus, durante a inauguração de um Centro Tecnológico com a presença do governador. A comitiva de Wagner não esperava a presença dos manifestantes que com cartazes, faixas e palavras de ordem denunciaram a política de descaso do atual governo para Educação Superior. Durante a passagem do governador pelos manifestantes, os docentes questionaram Wagner sobre a falta de professores nas universidades estaduais, a promessa de revogação da 7176/97 feita no início de seu mandato e ainda não cumprida e a abertura de negociação com o movimento docente.

Em resposta, Wagner transferiu a culpa pela carência de quadro para o Reitor da UNEB e também justificou a falta de professores em função do crescimento da universidade. Sobre a 7176/97, o governador apenas acusou o movimento de querer administrar as verbas da universidade, restringindo a discussão da autonomia universitária apenas à questão financeira. Em relação à abertura das negociações, Wagner disse que isso era com o secretário Osvaldo Barreto, que por sua vez, quando questionado se exaltou e também apontou o Reitor como um dos grandes responsáveis pelos problemas da UNEB.

Para os manifestantes, o ato teve uma importância política significativa, uma vez que, deu visibilidade ao movimento, como também mostrou que as mobilizações têm incomodado o governo.