Notícias

Assembléia aprova Estado de Greve



Reunidos em assembléia geral, na tarde de hoje (01/06), os docentes deliberaram pelo estado de greve da categoria. A deliberação é mais um passo de intensificação das mobilizações diante da intransigência do governo em não negociar a pauta de reivindicação. Uma nova paralisação de 24h (com fechamento dos portões), unificada com as outras universidades, foi aprovada para o dia 9 de junho, com ato público marcado às 15h, em frente ao Iguatemi. A plenária deliberou, ainda, uma nova assembléia para o dia 10 de junho, às 14h, no auditório do Departamento de Ciências da Vida, prédio I. Retificamos, portanto, o local publicado no edital que afirmava o auditório da ADUNEB como espaço para realização desta assembléia.

O estado de greve é mais uma tentativa do movimento em buscar a negociação com o governo, demonstrando a inclinação da categoria para o diálogo. Ao mesmo tempo, demonstra o crescimento das mobilizações e a disposição do movimento em intensificar as lutas.

Na ocasião, o termo de (des)compromisso (veja aqui) apresentado pelo governo, na  última reunião (24/05), foi discutido e contestado. Para os docentes, o termo simboliza, na forma escrita, o seu descaso com o papel social que cumpre as UEBA, patrimônios da Bahia: o termo não apresenta uma contraproposta à pauta salarial e, ao mesmo tempo, desconsidera os outros pontos de reivindicação como a revogação da 7176/97, ampliação do quadro de pessoal, política de assistência estudantil e mais verbas para as UEBA.

Além disso, o documento manipula os fatos quando afirma que os processos de promoção e progressão de carreira estão sendo liberados e implementados em folha. Ao contrário do que o governo afirma, muitos processos seguem paralisados. No mesmo sentido, o termo não diz a verdade quando destaca que o governo só teve conhecimento da pauta de reivindicação em 30 de abril de 2010. Como é de conhecimento de todos, a pauta salarial foi protocolada em 25 de novembro do ano passado (veja aqui) e, inclusive, discutida com o secretário de educação em janeiro de 2010. (Veja aqui)

Diante dessa postura do governo, não podemos confiar neste termo que propõe uma suposta reunião de negociação apenas para novembro. É preciso intensificar as mobilizações para pressionar uma negociação já!

É neste sentido, que os docentes da UEFS, UESB e UESC também aprovaram estado de greve. A paralisação do dia 09/06, seguida de ato público no Iguatemi, será unificada com as outras estaduais e também tem o objetivo de exigir a abertura imediata das negociações e expor para a sociedade baiana o descaso do governo com a educação superior. No dia seguinte, 10/06, os docentes estarão novamente reunidos em assembléia para discutir os rumos da campanha.

A ADUNEB convida os docentes a participarem deste calendário e intensificar as discussões nos departamentos sobre a campanha, bem como organizar a paralisação do dia 9 nos campi. Cabe relembrar que, conforme deliberação de assembléia, o sindicato irá reembolsar o pagamento das passagens interurbanas daqueles professores que participarem das atividades, e a locação de vans ou microônibus, no caso da participação de um maior número de docentes.

 
Calendário
08/06 Visita à Assembléia Legislativa (ALBA)
09/06 Paralisação com Fechamento de portões: concentração às 7h.

Ato Público, às 15h, no Iguatemi
10/06 Assembléia Geral, às 14h, no auditório do Departamento de Ciências da Vida, prédio I.