Notícias

Congresso da Classe Trabalhadora vai definir a criação de nova central

Nos dias 5 e 6 de junho, a cidade de Santos, no litoral Paulista, será sede do Congresso da Classe Trabalhadora (CONCLAT). O evento vai marcar a fundação de uma nova central de trabalhadores.

 

Dirigentes de diversos sindicatos, representantes de movimentos populares, minorias e trabalhadores vão discutir temas ligados à defesa do emprego e direitos trabalhistas como redução da jornada de trabalho sem perda salarial, direito de greve e manifestação, fim do fator previdenciário, liberdade e autonomia sindical e o fim de perseguições as lutas e as organizações de trabalhadores.

 

Na esfera política serão debatidos a reforma agrária e urbana, a defesa do serviço público e de seus servidores. Além de críticas ao modelo de gestão econômica do governo Lula e a defesa do rompimento com o FMI e o não pagamento da dívida externa.

 

O Congresso da Classe Trabalhadora é uma resolução do Seminário de Reorganização Sindical, ocorrido em novembro na cidade de São Paulo, na sede do Sindicato dos Bancários, onde representantes de diversos setores sindicais decidiram pela unificação dos trabalhadores em uma única e nova central. A ruptura com a CUT devido ao apoio ao governo Lula levantou a necessidade de se criar uma alternativa para a classe trabalhadora e aos movimentos populares que são contrários a diversas ações do governo. O Conclat será o marco da criação da nova central.

 

Clique aqui para mais informações sobre o Conclat: