Notícias

28º Congresso do ANDES reafirma a centralidade da luta do movimento docente!

Plenária do 28 o Congresso do ANDES-SN

O 28º Congresso do ANDES-SN realizado em Pelotas, de 10 a 15 de fevereiro, reafirmou a luta pela valorização do trabalho docente, organização e fortalecimento da resistência dos trabalhadores e a ampliação da luta em defesa do registro sindical do ANDES-SN, pela autonomia e livre organização sindical.
Segundo Tatiana Varjão, diretora da ADUNEB e delegada do 28o Congresso do ANDES-SN, a cada congresso o sindicato sai mais fortalecido, pois as questões que afetam o movimento docente são debatidas em profundidade, resultando em deliberações que norteiam as lutas das seções sindicais em defesa da educação. “Neste Congresso, particularmente importante foram as discussões do setor das IEES, com a participação de 63 delegados desse setor, em que a carreira docente foi o foco, tendo-se programado um seminário nacional sobre este tema a ocorrer ainda este ano”, afirma Tatiana.
O Congresso que contou com a participação de 248 delegados de 52 seções sindicais, além de 29 observadores e 6 convidados discutiu ainda os impactos da crise econômica mundial para a educação e a classe trabalhadora.
Conforme análise de conjuntura da diretoria do ANDES-SN, publicada no Caderno de Texto, "o capitalismo vive hoje os primeiros desdobramentos históricos do que a maioria dos economistas já avalia como a maior crise econômica mundial desde 1929.” Ainda, segundo o texto, o governo como é de costume em épocas de crise, para salvar bancos e empresas atingidos pela crise aprova pacotes com enormes quantias de dinheiro público. Recaem, assim, sobre os trabalhadores e as áreas sociais os prejuízos da crise.
Dessa forma, o 28o Congresso do ANDES deliberou como uma das tarefas centrais do movimento docente a denúncia das conseqüências da atual crise nas políticas econômicas governamentais para a área da educação e o chamado à unidade da classe trabalhadora em defesa do emprego, dos salários e dos direitos dos trabalhadores.
Uma iniciativa como essa já foi tomada durante o próprio congresso quando os delegados aprovaram, por ampla maioria, a realização de um ato público contra o arrocho imposto aos trabalhadores brasileiros em função da crise mundial.