Notícias

Veja aqui o quadro com a retrospectiva das negociações com o governo desde 2009

Abril de 2009
O governo editou os Decretos 11.436/09 e 11.480/09, que atacam em cheio os direitos do funcionalismo. Os decretos impedem a mudança de regime de trabalho, a contratação de novos servidores, a realização de concursos públicos e a progressão na carreira e, para piorar o quadro, não respeita sequer as alterações já publicadas em Diário Oficial, num flagrante desrespeito à Lei e ataque à autonomia da Universidade.

maio de 2009
19 de maio: Dia de Luta em defesa das Universidades Estaduais da Bahia. A ADUNEB realizou um ato às 7:30 da manhã em frente à Reitoria da UNEB. No ato foi entregue uma carta à comunidade denunciando a situação atual das UEBA.

junho de 2009
4 de junho: Dia de paralisação das UEBA contra a política de contingenciamento do Governo Wagner. Movimento se reúne com Rui Costa que prometeu retorno, em 15 dias, sobre a pauta do movimento. Promessa não cumprida.

julho de 2009
Fórum das ADs participa do cortejo 2 de julho e reivindica autonomia universitária

15 de julho: Movimento docente protocola pauta emergencial.

agosto de 2009

Governo propõe minutas substitutivas pior que a lei 7176/97 na surdina aos reitores.

Adeum Sauer é substituído por Osvaldo Barreto.

II Congresso da ADUNEB destaca desafios à categoria docente

14 de agosto – Paralisação da UNEB

19 de agosto - Paralisação das UEBA. Movimento protocola audiência com governo.

setembro de
2009

Audiência com novo secretário de educação. Mais uma vez professores, técnicos e estudantes das UEBA não obtêm respostas concretas por parte do governo sobre a pauta emergencial.

Reunião com a Comissão de Educação da AL. Líder do governo na Assembléia Legislativa, Valdenor Pereira, participa da reunião e afirma que a situação de estrangulamento das UEBA pode piorar

Nova reunião com a comissão de Educação. Na ocasião, Gelcivânia afirmou que, até o dia 30 de setembro, o projeto de ampliação do quadro de vagas deveria ser encaminhado pela SAEB para a Assembléia Legislativa. Mais uma promessa descumprida.

outubro
de
2009

Reunião com secretário de Educação. Sobre a pauta da Revogação da 7176, o secretário alegou que não teve tempo hábil para discutir com o governo. Sobre ampliação do quadro, o secretário afirmou que ainda estava negociando com a SAEB e não poderia apresentar números precisos da ampliação. A pauta de assistência estudantil também não avançou na mesa de negociação. Os processos de progressão e promoção, segundo o secretário, estariam resolvidos. Mais uma promessa descumprida.

ADUNEB discute campanha salarial em assembléia

novembro de
2009

Mais de 70 processos de progressão e promoção de carreira seguiam paralisados na SAEB.

Reunião com os reitores – movimento denuncia à omissão do Fórum dos Reitores frente aos pontos apresentados ao governo como emergenciais para o funcionamento das universidades.

25 de novembro – campanha salarial é protocolada no governo

Decretos de contingenciamento são prorrogados por mais um ano, mesmo após o governo anunciar crescimento econômico da Bahia: mais arrocho orçamentário para as UEBA.

Incentivos funcionais aos professores substitutos foram bloqueados pelo governo

dezembro de
2009

Anunciado reajuste linear aos servidores estaduais de 4%, que sequer repõe a inflação do ano. Governo Wagner mantém o silêncio em relação à pauta salarial do movimento

29 de dezembro: o Projeto de Lei (PL) nº. 18.470/09 de ampliação do quadro de vagas da UEBA é aprovado na AL. A ampliação, que permitirá a abertura de 851 vagas, é fruto da luta histórica do movimento docente pelo aumento do quadro de pessoal, no entanto, ainda está aquém das necessidades das UEBA.

janeiro
de
2010

Fórum das ADs participa da Lavagem do Bonfim em protesto ao silêncio do governo.

Vitória do Movimento: PL de ampliação do quadro de vagas das UEBA é votado na AL

Reunião com secretário: movimento apresenta pauta salarial, mas o secretario afirma que o governo não tem dinheiro.

ADUNEB participa do FSM

fevereiro de
2010

Os processos de Progressão e Promoção de carreira, assim como o recebimento de incentivos funcionais, continuam paralisados no governo.
março
de
2010

Fórum das ADs vai a ALBA e reivindica melhores salários

Reunião com a CODES: coordenador informa que processos de promoção e progressão de 2009 seriam pagos a partir de março

Audiência na AL sobre as UEBA é aprovada, mas ainda sem data definida.



Abril

de
2010

Chega de enrolação: campanha de mídia é lançada à sociedade baiana e calendário de mobilização é intensificado.

28 de abril - Paralisação das UEBA.

Assembléia dos docentes da UNEB aprova indicativo de greve.