Twitter Youtube
Boletim Eletrônico
nome
email
Enviar Notícia para um amigo
Imprimir

Notícias

23/04/2010 12:57

Campanha salarial - 28 de abril, fechamento dos portões


foto: ADUNEB
Assembléia aprova paralisação e pauta indicativo de GREVE

Após discussão sobre a campanha salarial, a assembléia encaminhou uma paralisação das atividades acadêmicas no dia 28 de abril (quarta-feira) em todos os campi da UNEB, com ato público na governadoria a partir das 10h. Na ocasião, foi encaminhada também para o dia 28 de abril, na parte da tarde (14h), a realização de uma nova assembléia que irá pautar indicativo de GREVE.

O objetivo da paralisação é denunciar à sociedade o tratamento que o governo Wagner vem dando às Universidades Estaduais, principalmente no que se refere aos salários dos docentes. Além disso, diante do silêncio do governo em relação à pauta de reivindicação salarial da categoria, a assembléia discutiu e deliberou a necessidade de intensificar as mobilizações e aumentar a participação dos docentes no calendário de atividades da campanha salarial.  “Se não estamos mobilizados, não temos força para exigir respostas do governo Wagner”, afirma Maria do Socorro, diretora da ADUNEB.

Durante a assembléia, ficaram explícitas a indignação e a inquietação dos docentes diante do descaso do governo com os trabalhadores da educação. “Nunca na história desta universidade os direitos dos docentes foram tão atacados”, argumenta Marluce Oliveira, professora do DCET – campus I. Para os presentes, a atual situação de salários defasados, que ocupam o penúltimo lugar entre os piores salários das Universidades Estaduais do nordeste, poderá se agravar caso a categoria não promova lutas para pressionar o governo.

Neste sentido, a assembléia também encaminhou uma comissão de mobilização para organizar o ato do dia 28 e preparar novas atividades da campanha salarial. A comissão é aberta e, até então, formada pela diretoria da ADUNEB, pelos diretores de sub-seções departamentais que serão empossados no dia 10 de maio, e pelos professores Aldrin Castellucci, Luciana Cristina, Abrãao Felix, Zózina de Almeida e Marluce Oliveira.

A diretoria da ADUNEB, portanto, convida todos e todas a participarem da paralisação e da assembléia do dia 28, bem como a se incorporarem à comissão de mobilização.

Para aqueles professores que se interessar em participar do ato na governadoria, a ADUNEB informa que irá reembolsar passagens interurbanas, bem como a locação de vans ou microônibus. Aqueles que não puderem vir a Salvador, o sindicato orienta que organizem a paralisação nos seus respectivos departamentos.

Esta paralisação contará, ainda, com a participação dos técnicos- administrativos e dos estudantes da ANEL (Assembléia Nacional dos Estudantes – Livre).

A participação de todos e todas é muito importante para o fortalecimento do movimento!

Assembléia encaminha novo prazo para eleição de Diretores departamentais da ADUNEB

Na assembléia do dia 19, foi aprovada a homologação da prorrogação do prazo da eleição para diretores de sub-seções departamentais da ADUNEB, isto porque, no dia 9 de março, a diretoria da ADUNEB prorrogou as eleições até o dia 9 de abril, uma vez que, apenas 5 diretores haviam sido eleitos até o final da eleição, 8 de março. Neste segundo momento, mais 4 diretores foram eleitos.

Diante da importância da eleição para articulação do movimento docente e do período eleitoral ter coincidido com as férias docentes, carnaval e final de semestre, a assembléia avaliou que seria importante prorrogar mais uma vez o edital. No entanto, ponderou que a data de posse dos diretores (10 de maio) não seja modificada para não prejudicar os diretores que já foram eleitos. O novo prazo é até 5 de maio, quando as atas devem ser enviadas para a sede da ADUNEB.

Lembramos que cabe aos docentes de cada Departamento convocar e efetivar as eleições, através de reunião dos professores sindicalizados, assembléia ou voto secreto, em data a ser definida dentro do período eleitoral. Veja aqui o edital!

Assembléia delibera adiamento da tirada de delegados a Congressos para garantir discussão

Na ocasião, em virtude da ampla discussão sobre a campanha salarial, não houve tempo hábil para garantir a discussão sobre o Congresso da Conlutas, o congresso de Unificação e o CONAD, nem para a tirada de delegados para os respectivos eventos. Neste sentido, no dia 10 de maio, às 14h, esses pontos serão retomados em uma nova assembléia. Logo depois, será a posse dos diretores departamentais da ADUNEB. Veja aqui o edital!


Fonte: Assessoria ADUNEB

voltar

Outras Notícias

TV ADUNEB

outros vídeos

Enquete

Logo publicaremos nova enquete. Aguarde!




by Jourdan DesignAssociação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia
Rua Silveira Martins, 2555 - Cabula - CEP. 41195-001 - Salvador - BA
Telefax - (71) 3257-9333 / 5803. E-mail: aduneb@atarde.com.br