Notícias

Governo desrespeita direito dos docentes



Os processos de Progressão e Promoção de carreira assim como o recebimento de incentivos funcionais continuam paralisados no governo. Embora, em setembro do ano passado, na primeira reunião com o novo secretário de educação, Osvaldo Barreto assegurar a regularização nos prazos para conclusão dos processos, muitos ainda não foram deferidos pela SAEB.  Ainda em novembro do mesmo ano, a ADUNEB denunciou o descaso do governo com mais de 70 requerimentos de Promoção e Progressão de carreira de professores da UNEB paralisados na Secretária de Administração (veja aqui).

Na primeira reunião com o governo já em 2010, o movimento docente das quatro ADs solicitou um espaço com a SAEB e a CODES para discutir os constantes atrasos nos processos de progressão e promoção na carreira, bem como de mudança de regime de trabalho e o bloqueio do pagamento de incentivos funcionais à professores substitutos. A reunião aconteceria no dia 3 de fevereiro, no entanto, foi desmarcada pela CODES. O argumento utilizado para o cancelamento foi a mudança do Coordenador responsável pelo Ensino Superior do Estado. No início do ano, Gelcivânia Mota deixou o cargo e Clóvis Caribé assumiu a CODES.

O Fórum das ADs protocolou novo pedido de audiência e destacou a urgência da discussão já que esses atrasos significam um desrespeito aos direitos dos docentes e têm causado enormes transtornos à categoria.