Notícias

29º Congresso do ANDES-SN aprova centralidade da luta para 2010


 
Fritz R. Nunes

O 29° Congresso do ANDES que aconteceu do dia 26 a 31 de janeiro em Belém reuniu 58 seções sindicais, representadas por 305 delegados, 38 observadores e 32 diretores, número superior ao congresso anterior em Pelotas. Um dos principais pontos aprovados nesse congresso foi a centralidade da luta no ano de 2010: lutar pela valorização do trabalho docente contra todas as formas de precarização do trabalho; fortalecimento das seções sindicais e sua articulação, em defesa da manutenção do registro do ANDES contra a divisão do movimento docente; contribuir para o avanço do processo de reorganização da classe trabalhadora, atuando ativa e decisivamente, no âmbito da Conlutas, no processo de unificação e construção de uma nova central, classista, sindical e popular foram algumas das estratégias encaminhadas pelo movimento docente para este ano.

Ao longo dos cinco dias aconteceram intensos debates sobre o futuro e o papel da Universidade Pública no país, o sistema de cotas na Educação Superior e sobre a importância da solidariedade de classe com o povo haitiano, vítima da ocupação militar e do recente terremoto que destruiu a capital do Haiti.

Sobre a polêmica da política de cotas, os congressistas aprovaram a defesa pela sua implementação nas universidades públicas. A discussão sobre o tema foi fomentada antes do congresso através do Seminário Nacional sobre Ações Afirmativas e reserva de Vagas que aconteceu na UNEB, em Salvador (veja aqui).

A campanha de solidariedade às organizações dos trabalhadores do Haiti organizada pela CONLUTAS foi reforçada no congresso do ANDES como uma importante mobilização para ajudar o povo haitiano após o terremoto e reforçar a campanha pela retirada das tropas da ONU que ocupam o país desde 2004. Dessa forma, a plenária do 29º Congresso do ANDES-SN aprovou uma contribuição de R$ 50 mil aos trabalhadores do Haiti.

Duas chapas concorrerão à direção do ANDES SN em 2010
Durante o congresso, duas chapas ("ANDES AUTÔNOMA E DEMOCRÁTICA" e "ANDES PARA OS PROFESSORES") foram inscritas para disputar a gestão 2010-2012. A votação será realizada nos dias 11 e 12 de maio, nos locais definidos pelas Seções Sindicais. A diretoria do ANDES-SN é composta por 83 diretores, com representação de docentes de instituições públicas e privadas de todas as regiões do país. A posse da nova diretoria já está prevista para o próximo CONAD do ANDES-SN,  que será realizado em Fortaleza (CE), em julho deste ano.