Notícias

Posse do reitor - Nota da ADUNEB



 A posse do reitor José Bites, para um segundo mandato, foi um momento importante para a vida universitária. Trata-se, independentemente dos projetos que disputaram a reitoria, de uma nova etapa para a nossa Uneb. Dia de festa e reflexão. Contudo, uma nota à margem destoa da necessária participação das representações: não foi permitido à ADUNEB, SINTEST e DCE falarem na citada cerimônia.

Tivemos um momento de festa, muito justo para a ocasião, todavia, teria sido importante não silenciar as vozes das representações. Acreditamos que o momento da reflexão, para além da festa, teria em muito contribuído para avançarmos na democracia interna com uma ampla sinalização que essas categorias serão ouvidas permanentemente, até para que o reitor e vice possam auscultar a comunidade no sentido do aperfeiçoamento da vida acadêmica. 
 
O que não se compreende no ato de posse é a participação, com direito à fala, de duas representações do governo. O direito de fala do representante do governador (secretário Walter Pinheiro) é algo natural, contudo, a fala de um segundo membro do governo em detrimento das representações dos professores/as, estudantes, técnicos e analistas não foi correto. Até porque o ex-governador Jaques Wagner, agora sinalizado como candidato ao senado, além de não ter se preocupado em sua fala com os destinos da universidade, entregando-a nas “mãos de Deus”, ao se referir aos integrantes da comunidade acadêmica não se lembrou de que a categoria docente existia em nossa universidade. Esse ato falho, talvez seja em virtude da importância que, o bem-humorado candidato ao senado, sempre tenha dado a Uneb.
 
Por fim, esperamos da administração central o cumprimento das propostas de campanha, ao tempo em que desejamos um bom trabalho. Estaremos sempre acompanhando e nos posicionando sobre os destinos da Uneb e na defesa da categoria docente.
 
Diretoria ADUNEB