Notícias

Portões fechados ao governo Temer. Assembleia de professores adere à Greve Nacional de 5 de dezembro



 Em protesto contra a Reforma da Previdência e na defesa da classe trabalhadora, a assembleia geral dos professores da Uneb, nesta quinta-feira (30), decidiu aderir à Greve Nacional, que acontecerá em todo o país na próxima terça-feira (05) e será por 24 horas. A orientação é que nesse dia todos os campi da Uneb estejam com os portões fechados. 

A diretoria da ADUNEB conclama toda a comunidade acadêmica – docentes, técnicos, estudantes e terceirizados – a participar das manifestações que acontecerão, tanto em Salvador quanto nas cidades do interior do estado. O sindicato ressalta que a união e força do povo, a participação popular maciça nos protestos, são fundamentais neste momento em que o governo Temer e seus aliados tentam, mais uma vez, destruir direitos trabalhistas e sociais dos brasileiros. Assim que as coordenações baianas, das centrais sindicais, definirem a agenda de manifestações do dia 05, a ADUNEB fará ampla divulgação. 
 
A Greve Nacional contra a Reforma da Previdência, desta próxima terça-feira, foi definida em reunião das centrais sindicais, e antecede o dia em que o governo pretende iniciar a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/16, na Câmara dos Deputados.
 
Reunidas na sexta-feira (24), as centrais sindicais CSP-Conlutas, CUT, Força Sindical, UGT, CTB, Nova Central, CSB, Intersindical e CGTB convocaram todas as entidades sindicais e movimentos sociais a realizarem ampla mobilização nas bases – assembleias, atos, debates e outras atividades – como processo de organização de uma Greve Nacional, contra a PEC 287/2016, que acaba com o direito à aposentadoria dos trabalhadores brasileiros.
 
Também está na pauta da Greve a luta pela revogação da Reforma Trabalhista, da Lei das Terceirizações e da Emenda Constitucional (EC) 95 - que impõe um teto de gastos para o orçamento público.  Em 2016 já foram realizadas duas Greves, uma em 28 de abril e outra em 30 de junho.
 
A CSP-Conlutas divulgou materiais de preparação para a Greve Nacional de 5 de Dezembro. Confira aqui o cartaz e aqui o jornal.
 

Com informações ANDES-SN e CSP-Conlutas.