Notícias

Em Teixeira de Freitas o ADUNEB na Estrada discute pauta local, Planserv e Previdência



 Na sexta-feira (15) a caravana do ADUNEB na Estrada esteve na Uneb de Teixeira de Freitas. Entre outros assuntos discutidos estavam à pauta estadual do Fórum das ADs, os ataques nacionais à classe trabalhadora, além das questões locais do Campus X. A condução das discussões ficou sob a responsabilidade dos diretores do sindicato, Milton Pinheiro e Ediane Lopes, acompanhados de Vinícius Correia, da Uesb. 

A reunião começou com os informes sobre as reivindicações 2017 da categoria docente e a necessidade de intensificação da campanha do Fórum das ADs. Entre os problemas abordados, referentes à pauta estadual, foi ressaltado que cerca de 300 docentes da Uneb ainda têm seus processos de promoção e alteração de regime de trabalho travados pela Secretaria de Administração. Além desse, todos os outros itens da pauta também são negados pelo governo Rui Costa, a exemplo da recomposição salarial da categoria (leia mais).  
 
Outro ponto em destaque foi a questão da abertura de concursos públicos. A diretoria da ADUNEB e o Fórum das ADs defendem a criação de novas vagas, porém, primeiro é fundamental garantir as promoções travadas aos docentes para, depois, ocorrer a abertura de concurso.
 
Docentes atentos às discussões
 
Uma preocupação apresentada pelos docentes do Campus X diz respeito às alterações do Planserv. O receio é que o caminho leve à privatização. O diretor da ADUNEB, Milton Pinheiro, explicou que, segundo informações dos representantes do governo, apesar de Rui Costa, em 2015, ter deixado de investir R$ 100 milhões no Planserv, a proposta atual seria para repensar a gestão, mas sem a privatização. O Fórum das ADs acompanha de perto a questão. Os professores, em 11 de setembro, fizeram reunião com representantes da Saeb e do Planserv (leia mais) para tratar do assunto. Ainda sobre a pauta saúde, os docentes de Teixeira de Freitas reforçaram a reivindicação da ADUNEB de que a reitoria crie polos regionais, em campi do interior, para consultas médicas e atendimentos psicológico.
 
A caravana abordou ainda sobre os riscos da contrarreforma da Previdência. O professor Vinícius Correia (Uesb) traçou um histórico dos ataques contra a Seguridade Social, que existem desde o período do presidente Fernando Henrique Cardoso, até os dias atuais. Ele alertou para as armadilhas do atual plano de previdência complementar estadual (PrevBahia), imposto pelo governo Rui Costa (leia mais), e a necessidade de estimular a campanha contrária a esse modelo nefasto.
 
Para Ediane Lopes, diretora do sindicato e professora local, o saldo do ADUNEB na Estrada foi positivo e mais atividades precisam ser realizadas. “A angustia e a preocupação, manifestadas pelos presentes na reunião, apontaram a necessidade de organizar mais ações como essa. Precisamos continuar a formação e o alerta à comunidade acadêmica”, finalizou a docente.