Notícias

Crise das universidades estaduais leva professores às rádios da capital e interior



 Nesta quarta-feira (30) o coordenador do Fórum das ADs e diretor da Aduneb, Milton Pinheiro, concedeu entrevista ao vivo, direto do estúdio da rádio Cruzeiro, para o Programa A Força do Povo. Sensibilizada com a crise por que passam as Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) e a falta de comprometimento do governo do estado com a categoria docente, a equipe de jornalismo da rádio abriu espaço para que o coordenador do Fórum das ADs pudesse relatar todos os problemas por que passam Uneb, Uefs, Uesc e Uesb.

Na semana passada, docentes da Adufs e Adusb também estiveram em Salvador, no estúdio do programa Acorda pra Vida, da rádio Excelsior. Agendamentos estão sendo realizados em outras rádios, tanto da capital quanto do interior. De acordo com os professores, essa é mais uma ação do Movimento Docente (MD) das Ueba, com a intenção de pressionar o governo Rui Costa a abrir as negociações da pauta de reivindicações de 2017.
                                                                                                                                                                   
Durante as entrevistas os professores denunciam os números da crise. Mostraram também os principais problemas que poderão levar a categoria docente das Ueba a uma greve por tempo indeterminado. Os professores ainda relataram as tentativas de abertura de negociação com o governo, até então sem retorno, assim como a construção do indicativo de greve e o calendário de mobilizações do MD previsto para o mês de setembro. Uma paralisação das universidades e forte manifestação está prevista para o dia 27 do mesmo mês (leia mais). 

Além dessas, outras iniciativas também estão em curso, como a reivindicação por audiências públicas com o tema nas Câmeras Municipais, Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) e na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Uma audiência já foi realizada na Arquidiocese de São Salvador da Bahia, em 22 de agosto (leia mais).   
 
                                                                                                                                                        Foto: Ascom Fórum das ADs
                
Docentes explicam os problemas das universidades ao Arcebispo Dom Murilo Krieger

Com os direitos trabalhistas negados, o MD já aprovou indicativo de greve nas assembleias de duas universidades – Uesb e Uesc. A paralisação do dia 27 de setembro, já aprovada pelas assembleias da Aduneb e Adusb, também será pauta na Adufs e Adusc.

Leia mais sobre o calendário de mobilizações aqui.  

Texto: Ascom Fórum das ADs com complemento ADUNEB